Secretaria de Saúde do Estado investiga quatro casos de hepatite aguda grave em crianças

Secretaria de Saúde do Estado investiga quatro casos de hepatite aguda grave em criançasA Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro está investigando quatro casos de hepatite aguda grave em crianças no estado. No começo de abril, a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre casos registrados na Escócia que o causador da doença era desconhecido.

Dois casos na capital já foram descartados. Até o momento não há nenhum registro confirmado no Estado.

Os casos investigados:

  • dois moradores da capital — uma criança de 4 anos e um bebê de 2 meses;
  • um de Niterói — criança de 3 anos;
  • e um de Araruama — criança de 2 anos.

Desses, três já receberam alta e a criança de 4 anos precisou passar por um transplante.

O caso de um bebê que morreu em Maricá foi descartado.

No início do mês, a SES emitiu um alerta aos 92 municípios do estado com o objetivo de orientar as secretarias municipais sobre a notificação correta dos casos para que possam ser monitorados.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ter diversas causas, sendo as mais comuns as infecções pelos vírus tipo A, B e C, além do consumo abusivo de álcool ou outras substâncias tóxicas como medicamentos e drogas.

__________

Todas as nossas reportagens estão em constante atualização. Quem entender (pessoas físicas, jurídicas ou instituições) que tem o direito de resposta acerca de quaisquer de nossas publicações, por ter sido citado ou relacionado a qualquer tema, pode enviar e-mail a qualquer momento para [email protected]

  • ©Plantão dos Lagos
  • Fonte: Portal G1
  • Fotos: divulgação