Saiba como usar os aplicativos de mensagens para aumentar vendas e fidelizar clientes | PEGN


Os aplicativos de mensagens são os queridinhos do consumidor – e, por isso, muitos empresários investem na venda por esses canais. Mas o atendimento deve ser muito bem organizado, para não deixar o cliente falando sozinho.

Uma pesquisa de mercado mostrou que quase 80% dos consumidores brasileiros já compraram através de aplicativo de mensagem. A principal vantagem apontada é o canal direto com o vendedor.

O levantamento revelou mais razões para essa preferência pelos apps: ter o histórico da conversa com o vendedor, receber promoções em primeira mão e a facilidade pra alterar o pedido.

O professor Alexandre Marquesi, que estuda o comportamento digital dos consumidores, explica que o grande segredo do aplicativo de mensagem é conseguir envolver o cliente na comunicação.

Na loja da Amanda Chatah e do José Neto, o atendimento pelo aplicativo é personalizado. A vendedora mostra os produtos e faz vídeos detalhados das peças. O faturamento da loja de móveis, que tem produção própria, foi de R$ 5 milhões em 2021. A maior parte das vendas foi online.

Hoje, o cliente está presente em múltiplos canais: site, redes sociais, aplicativos de mensagem e presencialmente nas lojas. Apesar de cada canal ter sua característica única, é preciso que toda comunicação tenha uma identidade, para refletir os valores da marca.

Uma dica é criar roteiros de atendimento para conversas via aplicativos, imaginando perguntas e respostas específicas para cada tipo de consumidor. Uma opção é automatizar pelo menos parte das respostas, o que hoje é possível até de graça, com a ajuda de algumas plataformas.

ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing
Professor Alexandre Marquesi
Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana
São Paulo/SP – CEP: 04015-013
E-mail: relacionamentojt@espm.br
Site: https://www.espm.br/
Telefone: (11) 5081-8200
Instagram: https://instagram.com/espmsaopaulo
Facebook: https://www.facebook.com/espm.br/
Twitter: https://twitter.com/espm
LinkedIn: https://www.linkedin.com/school/escola-superior-de-propaganda-e-marketing/
Youtube: https://www.youtube.com/c/ESPMOficial

Co.W. Berrini
Rua Jaceru, 235/225 – Vila Gertrudes
São Paulo/SP – CEP: 04705-000
Site: https://cowcoworking.com.br/
Telefone: (11) 98981-5422
E-mail: contato@mycow.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/cowcoworkingspace/



Fonte: G1