VÍDEO: população de Arraial comemora boletim zerando casos suspeitos de coronavírus

37

A Prefeitura de Arraial do Cabo divulgou, na manhã desta quinta-feira (26/03), um boletim atualizado sobre os casos suspeitos de coronavírus registrados no município. Dos três casos suspeitos, todos foram descartados pelos exames realizados em laboratório, o último deles, de uma mulher de 72 anos, na noite desta quarta (25/03). A princípio, haviam dois casos suspeitos: o da idosa, que deu entrada no Hospital Geral no dia 12 de março, alegando que esteve em Portugal recentemente; e o outro, de um rapaz, também morador, com 26 anos que deu entrada no Hospital Geral no sábado (14/03) e por fim uma moradora de 25 anos, que deu entrada no dia (15/03), com estado clínico gripal.

Conforme protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os exames para Covid-19 estão sendo restritos apenas a casos clínicos considerados graves, com indicação hospitalar. Até o momento o Hospital Geral de Arraial do Cabo (HGAC) não recebeu nenhum paciente com sintomas considerados graves. A Prefeitura informou que as medidas adotadas até o momento devem ser seguidas à risca até o prazo final a fim de evitar a chegada da doença no município. No fim do dia, o prefeito Renatinho Vianna confirmou que não havia mais nenhum caso suspeito no município.

ATITUDE DO PREFEITO FOI FUNDAMENTAL PARA CONTER A DOENÇA

O prefeito Renatinho Vianna foi o primeiro na Região dos Lagos a tomar medidas consideradas duras para conter a entrada de pessoas que pudessem levar o coronavírus para Arraial do Cabo. Suspendeu a entrada de ônibus e utilitários com turistas, faltando mais de uma semana para o término do verão; determinou o fechamento dos quiosques e suspendeu o trabalho dos vendedores ambulantes nas praias; isolou o acesso a algumas regiões muito procuradas como a Praia do Forno e as Prainhas do Pontal do Atalaia, que ficaram abertas apenas para moradores; determinou o fechamento do comércio por 15 dias; impediu a entrada de carros de outros municípios; e colocou fiscais para abordar pessoas até de bicicleta que queriam entrar na cidade. Tudo isso fez com que o município pudesse comemorar agora ter zerado o número de casos suspeitos. Assim que o anúncio foi feito nos telejornais da Rede Globo a população foi para as janelas de suas casas comemorar (Veja no vídeo abaixo).

“Sempre acreditei que é preciso pensar globalmente e agir localmente. Estou fazendo minha parte, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde, das minhas equipes técnicas e seguindo minha consciência. Perdoem-me o horário, mas apesar do cansaço não consegui dormir aguardando o resultado do exame do único paciente com suspeita de contaminação por Corona vírus em nossa cidade. E é com imensa alegria e esperança de dias melhores que informo ao povo cabista que hoje Arraial do Cabo tem zero casos suspeitos e zero casos confirmados. Vamos continuar seguindo todas as medidas preventivas necessárias para que Arraial do Cabo continue livre deste mal. Muito obrigado pela compreensão, pela união, pelo empenho e pela fé. O clamor desta cidade subiu ao coração de Deus”, escreveu o prefeito, por volta da meia-noite dessa quarta-feira (25/03).

©Plantão dos Lagos
Fonte: Folha dos Lagos / Plantão dos Lagos
Fotos: divulgação