Time de Saquarema, mesmo sem apoio, representará o Brasil na Human Exploration Rover Challenge

621

Um grupo de estudantes da rede pública de Saquarema irá representar a Região dos Lagos, sem qualquer tipo de apoio do poder público municipal, estadual ou federal (assim mesmo em minúsculas), no Nasa Human Exploration Rover Challenge. O evento acontece nos dias 16, 17 e 18 de abril em Hunstville no Alabama – EUA. A competição internacional desafia os estudantes numa atividade estimulante: criar e pilotar um Rover, veículo de exploração de solo extraterrestre, durante um percurso que simula as condições da lua e de Marte.

ENTENDA O PROJETO

Um Rover é, basicamente, um veículo para se movimentar em superfícies extraterrestres do tamanho de um carro de passeio, ele é movido à força humana e é feito para transportar tripulantes no espaço, durante uma missão espacial. Esse veículo está sendo construído em Saquarema e vai ser levado para a competição no Alabama. Ano passado, Felipe Valeriote, líder do grupo, ficou em 13° lugar no ranking mundial deste mesmo evento. Ele garante que a experiência anterior foi de suma importância para que soubessem como aprimorar o veículo para a competição de 2020.

A EQUIPE BRAZIL MONACO

São mais de 100 equipes de todo o mundo concorrendo no desafio de Exploração Humana da NASA, apenas quatro são do Brasil. A equipe Brazil Monaco Global Institute (BMGIS), de Saquarema, atualmente, é composta por Felipe Valeriote (líder do time), Marcus Alexandre, Maycon Quites, Vinicius Donato, Daniel Martins, Rafaela Knauft, João Felipe e Lourival Zacharias, que é professor e orientador dos alunos.

DESAFIOS

Construir um Rover não é uma tarefa fácil. Mas este não é o único desafio enfrentado pela equipe. Apesar do artigo 218 da nossa constituição firmar a obrigação do Estado de incentivar e promover a pesquisa e a capacitação tecnológica, a equipe tem recebido quase nenhum apoio do governo Brasileiro para a concretização do projeto e, por isso, têm buscado patrocínio dentro e fora do país. Os estudantes também criaram uma vaquinha online para conseguir arcar com os custos da viagem.

©Plantão dos Lagos
Fonte: SoloTudo
Fotos: divulgação