Rio Paraíba do Sul transborda e interdita rua em Volta Redonda

35



Na manhã da última quarta-feira a liberação de água da Represa do Funil, em Itatiaia causou aumento do nível do rio. Segundo a Defesa Civil, o nível do rio está em 3,68 metros. Trânsito ficou interrompido em um trecho do bairro Aterrado. Rua Desembargador Ellis Hermydio Figueira ficou interditada por conta do volume de água
Giovani Rossini/TV Rio Sul
O Rio Paraíba do Sul, em Volta Redonda, no Sul do Rio de Janeiro, transbordou na noite de quarta-feira (12). A Rua Desembargador Ellis Hermydio Figueira, no bairro Aterrado, ficou completamente alagada e o trânsito ficou interditado no trecho na manhã desta quinta-feira (13).
Segundo a Defesa Civil, o Rio Paraíba do Sul está com 3,68 metros. O nível normal é de 1,90 metros e transborda assim que se ultrapassasse os 3,85.
Trecho da Rua Desembargador Ellis Hermydio Figueira ficou alagada no bairro Aterrado
Giovani Rossini/TV Rio Sul
Um dos vertedouros foi aberto ainda durante a manhã de quarta e houve um aumento na vazão do reservatório, que seguia estabilizado em 480m³/s na manhã desta quinta.
Segundo Furnas, o procedimento é padrão para esta época do ano e o nível é seguro. O volume de entrada de água representa 70,72% da capacidade da represa.
De acordo com o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, na terça-feira (11) a vazão do reservatório era de 278 m³/s.
Nível do rio na manhã desta quinta
Segundo a Defesa Civil, em Resende o nível do rio está em 3,72 metros, o que significa mais de dois metros acima do nível normal. Para transbordar o rio precisaria atingir quatro metros.
A Prefeitura de Resende alertou para o risco de pontos de transbordo na Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha, na altura da Ponte Miguel Couto Filho, que liga a Avenida Presidente Vargas à Rua Saturnino Braga, no Centro.
Em Barra Mansa, o nível do Rio Paraíba do Sul chegou a 3,64 metros. A cota de transbordamento de água é com 3,50 m. Contudo, a Defesa Civil informou que percorreu as ruas com pontos mais baixos e não houve transbordamento.


Fonte: G1