Prolagos reforça sistema de distribuição de água em toda sua área de cobertura

46

Nesse momento em que o mundo enfrenta uma pandemia e a água é uma das principais aliadas no combate ao Coronavírus, a Prolagos intensifica a instalação de novas estações de bombeamento (booster) para aumentar a pressão nas redes, contribuindo para que a água chegue nos pontos mais distantes e elevados. As estações Guriri, em Cabo Frio, Baleia II e Balneário das Conchas, ambas em São Pedro da Aldeia, já fazem parte do sistema de distribuição de água tratada, operado pela Prolagos. As três entraram em funcionamento esta semana, após a conclusão da última etapa de instalação, que é a telemetria, quando as bombas passam a ser controladas e operadas remotamente pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária.

O booster Guriri, instalado na rua Amazonas, vai atender principalmente as partes altas do Novo Horizonte, Reserva do Peró, Bosque do Peró e Guriri. Baleia II vai beneficiar especialmente a rua Carlota e permitir uma extensão de rede na localidade.  No Balneário das Conchas, situado na rua Visconde de Albuquerque vai reforçar o fornecimento nos logradouros: Barão de Cantagalo, Oscar Mariano, Paulo Vagos José, Pescadores, Francisco Pereira e rua B.

O supervisor de distribuição de água, João Cláudio Macedo, explicou que outras unidades existentes estão passando por revitalização. “Nessa semana finalizamos as melhorias nos boosters Cantinho do Céu e Jardim Peró, em Cabo Frio. E já estamos executando a montagem do conjunto motobomba na nova estação de bombeamento Vila Verde em Búzios. Desde o ano passado, a gente vem ampliando o número dessas unidades. No início desse verão entraram em operação 21 novas estações e vamos continuar com essas intervenções para melhorar cada vez mais o sistema, diz João Cláudio.

Como prestadores de serviços essenciais, atividades como captação e tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto, manutenção de redes, entre outras estão mantidas. Segundo o gerente operacional de água, José Vicente Marino, essas funções estão sendo realizados com os cuidados necessários para proteger a saúde dos funcionários e cidadãos. “O saneamento é vital para a saúde das pessoas e todos nós estamos conscientes da nossa responsabilidade em manter os sistemas, tanto de água quanto de esgoto, funcionando e mais do que isso, melhorando para que cada vez mais pessoas tenham acesso. As medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias estão sendo seguidas, os cuidados com a higienização foram redobrados em todas as unidades, os empregados, receberam álcool gel e diariamente estão sendo orientados pela direção, as áreas de segurança, recursos humanos, responsabilidade social, comunicação, bem como, pelas lideranças diretas. Estamos comprometidos com as medidas definidas pelo Ministério da Saúde e principalmente com o bem-estar dos nossos colaboradores e da população”, conclui José Vicente.

©Plantão dos Lagos
Fonte: ASCOM / Prolagos
Fotos: divulgação