Liberação de água da Represa do Funil causa aumento de nível do Rio Paraíba do Sul

29



Segundo Furnas, procedimento é padrão para esta época do ano e nível é seguro. Represa do Funil
Reprodução/TV Rio Sul
A liberação de água da Represa do Funil, em Itatiaia, no Sul do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (12) causou um aumento do nível do Rio Paraíba do Sul. Um dos vertedouros foi aberto e com isso houve um aumento na vazão do reservatório, que está em 480 m³/s.
Segundo Furnas, o procedimento é padrão para esta época do ano e o nível é seguro. O volume de entrada de água está em 480 m³/s, que representa 70,55% da capacidade da represa.
De acordo com o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, na terça-feira (11) a vazão do reservatório era de 278 m³/s.
Aumento do nível do rio nas cidades
Deck ficou embaixo d’água devido ao aumento do nível do rio em Resende
Vinicius Lima
Segundo a Defesa Civil, em Resende o nível do rio está em 3,20 m, que representa um aumento 1,5 m do nível normal. Um deck no bairro Campos Elíseos chegou a ficar embaixo d’água. No entanto, para transbordar o rio precisaria atingir quatro metros.
A Prefeitura de Resende alertou para o risco de pontos de transbordo na Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha, na altura da Ponte Miguel Couto Filho, que liga a Avenida Presidente Vargas à Rua Saturnino Braga, no Centro.
Em Barra Mansa, o nível do Rio Paraíba do Sul chegou a 2,85 m, o que corresponde a quase um metro acima da normalidade, que é de 1,90 m. A cota de transbordamento de água é com 3,50 m. Já o Rio Barra Mansa está com o nível normal, de um metro. Ele só transborda se atingir dois metros.
A Prefeitura de Volta Redonda também emitiu um alerta para a população ribeirinha. Os locais de maior risco são a Ponte Pequetito Amorim, na Beira Rio e os bairros Parque Independência, São Luís, Dom Bosco e Barreira Cravo.
De acordo com a Defesa Civil, o nível do rio na cidade chegou a 2,85 m. O nível normal é de 1,90 m e só transbordaria se ultrapassasse os 3,85 m.


Fonte: G1