Os alimentos que reduzem e os que causam desconfortos abdominais

Se você sentir desconforto abdominal após as refeições, como inchaço e gases, talvez seja hora de repensar os tipos de alimentos que você come. Especialistas listam os principais alimentos causadores dos desconfortos abdominais, assim como alguns dos alimentos que você deve comer para reduzir o problema e evitar gases.

Confira a seguir os alimentos causadores de desconforto e, em seguida, aqueles que ajudam a amenizar o problema.

Leia mais: Confira 10 frutas laxantes para ajudar a soltar o intestino

Alimentos causadores dos desconfortos abdominais

Isso pode não ser novidade para você, mas feijão, lentilha, soja e ervilha são todos alimentos que costumam causar gases. Essas três são basicamente explosões de proteína em cápsulas, mas também contêm açúcar e fibras que nossos corpos não conseguem absorver.

Então, quando esses grãos chegam ao seu intestino, as bactérias lá presentes se alimentam delas. Por isso, é interessante que se combine legumes com grãos integrais de fácil digestão, como a quinoa ou o próprio arroz.

Comer alimentos ricos em sódio vai provocar uma retenção de líquido no seu corpo, que pode levar ao inchaço. Sabemos que retirar o sódio de nossas vidas não é tão simples quanto evitar somente o sal.

O sódio penetra na maioria dos alimentos processados ​​e embalados, incluindo sopas, pães e lanches. Tornando difícil evitá-lo. Por isso, quando for o caso, beba bastante água para ajudar a expulsá-lo.

Se você ficar com gases depois de comer algumas fatias de queijo ou uma tigela de cereal com leite, pode ser que você tenha intolerância à lactose. Nesses casos, pode ocorrer a formação de gases no trato gastrointestinal, levando ao inchaço.

Dessa forma, antes que todo o gás entre em você, evite o leite e seus derivados e opte pelas alternativas sem lactose ou não lácteas, já presentes no mercado atual.

Melhores alimentos para cuidar dos desconfortos abdominais

Alimentos ricos em potássio, como bananas, evitam a retenção de líquidos, regulando os níveis de sódio no corpo, reduzindo assim o inchaço, que é induzido pelos alimentos que contém sódio.

Além disso, essa fruta também contém fibra solúvel, que pode aliviar ou prevenir a constipação, que pode causar inchaço. Assim, se você não consegue eliminar os resíduos do trato gastrointestinal, você fica empanturrado, o que também pode levar a um aspecto de inchaço.

As pessoas usam pepinos para reduzir o inchaço sob os olhos, mas você sabia que você também pode comer pepinos para fazer o mesmo com sua barriga? Pois é! Este vegetal contém quercetina, um antioxidante flavonóide que ajuda a reduzir o inchaço.

Pepinos demonstraram inibir a atividade de enzimas pró-inflamatórias. Então, corte e coma cru, ou então prepare uma bebida com pepino, que também será uma excelente opção.

Ajude o seu trato intestinal e coloque algumas bactérias boas em seu intestino. Os probióticos são excelentes para ajudar a regular a digestão e contribuem para a saúde geral do trato digestivo.

Você pode tomar um suplemento probiótico, mas também pode fazer algo mais econômico e muito saboroso no seu café da manhã saudável. Por isso, prefira iogurte com uma cultura ativa de boas bactérias.

Fonte: Fonte: R7