Acontece neste sábado (28), das 14h às 18h, a primeira edição do Sarau Palco Aberto, em Itaboraí. O evento gratuito é promovido pela instituição Energia para Transformar – Casa Escola de Arte e Tecnologia (Energia/CEAT), e a programação conta com atrações como contação de histórias por atrizes da Cia Ànsar de Teatro, apresentações de violão, violino, poesia, ballet infantil, jazz e teatro dos alunos da CEAT.
No roteiro de carioca: Uma das maiores atrações turísticas da cidade, o Pão de Açucar quer entrar, em definitivo, para a rotina de diversão de quem vive no Rio
Frente fria: Cariocas buscam comidas e bebidas quentes; veja dicas gastronômicas para o momento
Além das atrações, também serão servidos no evento diversos quitutes preparados pelos alunos dos cursos de confeitaria e pizzaria da Casa Escola de Arte e Tecnologia, localizada na Avenida 22 de Maio, 3677, no bairro Outeiro das Pedras.
Uma das atrações da tarde é a atriz mirim Sophia Carneiro Zaniboni, que vai declamar uma poesia no sarau. Aos seis anos, Sophia já participou da novela “Além da Ilusão”, na TV Globo, quando contracenou com a cantora Gaby Amarantos. Agora, faz parte do elenco da nova novela das 19h, “Cara e Coragem”, que estreia nesta segunda-feira (30).
Maternidade cheia: Depois do pesadelo da Covid, número de nascimentos volta a superar o de mortes no Rio
O sarau também terá show de voz e violão com o músico Victor Nascimento, que vai trazer vários clássicos para o palco. A violinista Maria Eduarda Fernandes, de 16 anos, moradora do bairro Sossego, também está entre as atrações do evento. Ela vai apresentar a Ópera 15, concertino de F. Küchler, e “Carinhoso”, de Pixinguinha. Recentemente, Maria Eduarda ingressou na Orquestra Sinfônica Chiquinha Gonzaga, após um período de muito estudo. Totalmente formada por mulheres, a orquestra é uma das principais do Rio e organizada pelo Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME), presidido por Moana Martins.
— Comecei a estudar violino aos 10 anos e sempre tive o sonho de entrar para uma orquestra sinfônica. Pratiquei muito para ser aprovada na audição para a Orquestra Chiquinha Gonzaga, em abril. A música exige dedicação total e nem um único dia fico sem praticar. Atualmente, os ensaios acontecem na Biblioteca Parque, no Rio, uma vez por semana, mas em casa eu estudo diariamente. Estou no segundo ano e em 2023 vou tentara faculdade de Música na UFRJ — conta Maria Eduarda.
As atrizes Emilly Stellet e Izabeli Damásio serão as reponsáveis por brincar com a imaginação das crianças contando histórias da “Turma do Guaraná”. Os personagens foram criados pelo escritor e cartunista Paulo Alves, também de Itaboraí. Alves criou os personagens Guaraná, Pirrixa, Paulinha, Bolacha e Tampinha, que juntos vivem aventuras divertidas e mirabolantes.
Fonte: G1