Ações de conscientização de combate ao Aedes Aegypti são realizadas em Carapebus, no RJ | Norte Fluminense


O combate à dengue e às outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como chikungunya e zika, está sendo reforçado em Carapebus, no Norte Fluminense. Nesta segunda-feira (9), a Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária e Ambiental realizou ações de prevenção e conscientização junto à população.

Na Praça Frei Balthasar – Praça Central – foram distribuídos panfletos com informações de como prevenir as doenças, assim como evitar a criação de focos que possam transmitir os vírus. As ações foram realizadas até o meio-dia.

Além dos panfletos informativos, foram distribuídas também telas de proteção para caixas d’água, um dos principais recipientes para proliferação do mosquito. Na praça, estavam expostas também bombas costais, utilizadas em locais em que casos da dengue foram confirmados no município, além da bomba utilizada no fumacê.

Ação foi realizada para conscientizar população sobre combate à Aedes Aegypti em Carapebus — Foto: Divulgação/Prefeitura

Segundo o coordenador de Vigilância Sanitária e Ambiental de Carapebus, Alex Porto, a ação teve como objetivo informar toda a população, orientando os moradores de como fazer a parte deles para evitar a proliferação do mosquito transmissor. De acordo com Porto, o município conta com agentes de endemias que visitam casas.

“Nestas visitas, os agentes procuram, primeiramente, focos com águas paradas, desde tampinhas de garrafas. Nós precisamos que os moradores de Carapebus tenham bastante atenção sobre isso”, ressaltou.

Nas visitas domiciliares, os agentes de endemias atuam com larvicidas e pastilhas. Nas casas, tratam a água e oferecem orientações de prevenção aos moradores.

“São orientações de como a população pode prevenir a dengue e as outras doenças. Por isso, distribuímos esses panfletos e até mesmo telas para caixas d’água, além das bombas costais e da bomba fumacê. Mostramos todos os equipamentos que nós temos para combater esse mal, que é a dengue”.

Diariamente, o fumacê passa pelos bairros de Carapebus às 06h e às 18h, horários em que, de acordo com Porto, o mosquito Aedes aegypti ataca. “Os bairros já recebem o fumacê, mas estamos intensificando justamente pelos altos casos de dengue em todo o Brasil”



Fonte: G1