Imposto de Renda 2022: saiba como declarar imóveis financiados | Imposto de Renda


Se você financiou a compra de um imóvel e estava pagando as parcelas até 31 de dezembro de 2021 vai precisar preencher todas as informações referentes a esse empréstimo na declaração de Imposto de Renda 2022.

Mas é preciso atenção, uma vez que a declaração de um imóvel financiado no Imposto de Renda tem duas pegadinhas que podem confundir o contribuinte:

  • A primeira é que o financiamento deve ser declarado ficha de Bens e Direitos e não na de Dívidas e Ônus Reais.
  • E a segunda é que o valor declarado tem que ser o valor efetivamente pago naquele ano, e não o valor de mercado do imóvel.

Se o contribuinte comprou o imóvel no ano-base do imposto (2021), ele precisa lançar na ficha respectiva o saldo de R$ 0,00 em dezembro de 2020.

Já no saldo de dezembro de 2021, ele deverá somar todos os valores gastos com a aquisição do imóvel: entrada, corretagem, impostos e parcelas de financiamento pagas até dezembro (incluindo os juros e as taxas embutidas), explica Charles Gularte, vice-presidente de Operações da Contabilizei.

Se o imóvel tiver sido financiado em anos anteriores, o contribuinte deverá registrar como saldo em dezembro de 2020 tudo o que ele tiver pagado até então. Já no saldo de 2021, ele irá somar esse valor e as parcelas do financiamento pagas ao longo do ano.

Caso o comprador tenha usado recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviços (FGTS) para a aquisição de imóvel, deverá informar o valor sacado na ficha de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis. Assim, ele consegue comprovar que tinha fonte suficiente para a compra. O valor também deve entrar no campo “Discriminação” da ficha de bens e direitos.

“Se a pessoa fez alguma benfeitoria ou reforma, o valor investido pode ser adicionado ao valor total do bem desde que ela tenha comprovante disso. Aí ela vai adicionar ao valor do bem e descrever a reforma feita”, explica.

O valor do imóvel declarado (tanto o pagamento quanto as reformas) não altera a restituição ou o pagamento que o contribuinte terá, independentemente do tipo de declaração. Mas ele compõe o custo de aquisição do imóvel. O valor é importante nos casos em que a pessoa decida vender o imóvel.

“Quando a pessoa for vender, o custo de aquisição vai ser deduzido do valor de venda para ver se a pessoa teve algum ganho de capital. A declaração anual serve para que você atualize o custo do imóvel e consiga reduzir o valor do IR sobre o ganho de capital numa futura venda”, explica Gularte.

O contador Antônio Felipe orienta que o contribuinte peça o informe de rendimento sobre dívidas fornecido pela instituição financeira e o informe de rendimentos do FGTS fornecido pela Caixa Econômica federal para ajudar no preenchimento.

Quem precisa declarar IR?

Quem precisa declarar IR?

Financiamento feito por casais

Em contratos de financiamento firmados por casais, o mais adequado é que a declaração dos pagamento das parcelas seja feita apenas por um dos dois contribuintes, segundo Beatriz Finochio, advogada especializada em direito tributário.

Na declaração do contribuinte que não informar os bens e direitos (no caso, o financiamento), é necessário detalhar que os bens e direitos comuns já foram declarados pelo cônjuge ou companheiro no campo “Discriminação”, sob o código 99 – Outros.

Também devem ser informados o nome e o CPF do companheiro, além de um valor de R$ 0,00 no saldo de 31 de dezembro de 2021.



Fonte:G1