Saquarema, 1º ano de governo: prefeita Manoela Peres fala em entrevista do que já foi feito e próximas ações | Região dos Lagos


O g1 deu início, na segunda-feira (17), a uma série de entrevistas com os prefeitos e prefeitas dos 50 municípios da área de cobertura do g1 Região Serrana, Norte Fluminense e Região dos Lagos. Cada prefeito (a) responde a dez perguntas sobre metas alcançadas no primeiro ano de governo, projetos e serviços públicos implementados em diversas áreas que impactam a vida da população, além de ações que ainda precisam ser desenvolvidas nos próximos três anos.

As entrevistas estão sendo publicadas ao longo desta semana. O objetivo do espaço é contribuir para que os moradores acompanhem o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo gestor (a) municipal.

O g1 Região dos Lagos, publica, nesta sexta-feira (21), a entrevista com a prefeita de Saquarema, Manoela Peres (DEM). Em novembro de 2020, ela foi escolhida por 34.960 eleitores, sendo eleita com 78,52% dos votos.

Confira a entrevista abaixo:

1 – De uma forma geral, em termos percentuais, dentro do que estava estabelecido como meta do primeiro ano de governo, o quanto foi cumprido (em termos percentuais), e quais áreas foram priorizadas? Houve mudanças ou remanejamento em relação às prioridades previstas no Plano de Governo? Se sim, pode explicar quais foram as principais alterações, os motivos e como fica daqui pra frente?

Estou em meu segundo mandato, então já havíamos iniciado muitos projetos, ações e programas no município. Mas começamos o ano de 2021 com vários novos planos, até mesmo identificando as demandas que foram apresentadas durante meu primeiro mandato e pensando em ações que as atendessem. Eu acredito que, até agora, conseguimos alcançar grande parte das metas e, aquelas que ainda não alcançamos, seguimos trabalhando para cumprir. As mudanças que precisamos fazer no planejamento, na verdade, foram para acrescentar projetos e melhorar aqueles que já estavam em execução. Daqui pra frente temos muito trabalho, dezenas de obras em andamento no município, diversos programas, ações e projetos sociais para implementar.

2 – Especifique, pontualmente, quais foram os principais projetos implementados e/ou melhorias realizadas na área da Saúde neste primeiro ano de governo, como, por exemplo, visando maior conforto e celeridade na marcação de consultas e exames para a população, entre outras soluções buscando a qualidade no atendimento na Atenção Básica, urgência, internações, etc?

Buscamos priorizar os investimentos no setor. Inauguramos importantes equipamentos de saúde durante o primeiro ano do segundo mandato, como a Clínica Vascular, que oferece tratamentos para varizes, com consultas, exames e procedimentos. Muitas pessoas nos procuravam pedindo ajuda para realizar esse tipo de tratamento, que costuma ser bem caro em clínicas particulares. Agora, nós conseguimos oferecer tudo de forma gratuita para os moradores de Saquarema.

Inauguramos também o Centro de Imagem, que oferece diversos exames para a população, como ultrassonografia, colonoscopia, endoscopia e ecocardiograma. Antes da criação do Centro de Imagem Municipal, os moradores precisavam aguardar por semanas e até meses no sistema da Central de Regulação, para realizar os exames em outros municípios. Agora, estamos conseguindo atender essa demanda e diminuir bastante a fila para esse tipo de atendimento. Falando em saúde, não posso deixar de mencionar a construção do novo Hospital e das Clínicas da Cidade da Saúde, que será o maior complexo de saúde do Estado do Rio de Janeiro. Em breve, entregaremos o novo Hospital Municipal e as novas unidades para a população. No período do meu primeiro mandato, de 2017 a 2020, já iniciamos esses investimentos na saúde, com inaugurações de importantes unidades no município, como a Clínica de Olhos, a Odontoclínica Municipal, a Clínica da Mulher, UBS Bacaxá e a Clínica Veterinária Municipal. Eu identifiquei a necessidade de todos esses equipamentos de saúde, por meio das demandas que os moradores me apresentavam, por isso eu considero essencial essa proximidade com a população, durante os atendimentos presenciais, as visitas aos bairros e o contato direto nas minhas redes sociais.

3 – Quanto à saúde financeira da cidade, que iniciativas da atual gestão podem ser destacadas? O município tinha ou tem dívida? De quanto? E foi possível saná-la ou reduzi-la com que tipo de ação, caso a cidade se encaixe nesse quadro?

Desde o primeiro ano do meu primeiro mandato, trabalhei com muito planejamento e organização, principalmente em relação ao orçamento e a saúde financeira do município. Dessa forma, mesmo durante o período crítico que o mundo inteiro passou, no início da pandemia, nós conseguimos manter um equilíbrio financeiro e não precisamos desligar nenhum servidor público do quadro de funcionários, não atrasamos salários, mantivemos todos os serviços e atendimentos no município, criamos diversos programas e benefícios para auxiliar a população que se encontrava em vulnerabilidade social, com a distribuição de cestas básicas, auxílio de 300 reais mensais para as famílias, redução de 50% no valor da passagem de ônibus, atendimento social, psicológico e assistencial para todos os moradores, entre várias outras ações. Sabemos que há recursos, como os Royalties, por exemplo, que são finitos, por isso precisamos manter uma organização e um planejamento financeiro responsável para que o município não dependa deles no futuro e não sofra com a falta desses recursos.

4 – Neste primeiro ano, o município chegou a investir em tecnologia para melhorar o serviço em algumas áreas? Caso sim, pode especificar? Se não, pretende fazer esse tipo de investimento? Onde e qual a previsão?

Estamos iniciando uma era tecnológica na educação do nosso município. Todas as escolas vão receber computadores nas salas de aula e quadros interativos multimídia, para auxiliar os professores, aproximar os alunos e incentivar o ensino dentro da sala de aula, já que os estudantes tiveram que passar tanto tempo em ensino remoto. A tendência é a tecnologia entrar cada dia mais como aliada e ferramenta essencial para professores e alunos. Acredito que com esse investimento em tecnologia na educação, teremos um ótimo resultado no desempenho dos estudantes.

5 – A área da Educação passou por um grande desafio com a suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia. De que forma a Prefeitura conduziu o ensino e monitorou processos de evasão escolar em 2021? Se houve evasão, existe uma estimativa de quantos alunos abandonaram os estudos no ano passado e o que vai ser feito a partir de agora para mudar esse cenário?

A Secretaria de Educação sempre conduziu com muita responsabilidade o ensino dos alunos. Como aconteceu no país inteiro, nossas escolas passaram por um grande período com aulas em modalidade remota ou híbrida, mas oferecemos todo o suporte educacional necessário para que o desenvolvimento do aluno não fosse afetado durante esse tempo. Distribuímos apostilas com o conteúdo de cada turma e os professores estiveram todo o tempo ministrando as aulas de forma online, com total assistência e orientação aos estudantes. Não tivemos um número grande de evasões, mas a intenção agora no ano letivo de 2022 é criar atrativos, em sala de aula, que incentivem os alunos no retorno às aulas presenciais.

6 – Em relação à valorização dos servidores públicos municipais, há ações implementadas ou a serem implementadas nessa área?

O servidor público municipal movimenta o município, é ele que faz a cidade funcionar, se tratando de serviços, atendimentos e ações públicas. Temos programas de valorização ao servidor, com parcerias e convênios, auxiliando no aperfeiçoamento profissional, ampliando suas oportunidades de crescimento, aumentando seu bem estar e qualidade de vida, não somente do funcionário, mas de todos os seus dependentes.

Os servidores sempre tiveram seus salários em dia, muitas vezes até adiantamos os pagamentos, agora no final de 2021, conseguimos oferecer um abono especial de natal, no valor de mil reais, para todos os funcionários ativos e inativos, além desse abono, os servidores da educação receberam também um auxílio tecnológico, no valor de três mil reais. Todos os funcionários recebem 500 reais por mês no cartão alimentação, para despesas em mercados, farmácias e vários outros estabelecimentos credenciados e oferecemos também um auxílio para o transporte dos servidores. Essas ações representam o reconhecimento de todo o trabalho, esforço e dedicação de cada servidor em nosso município. Eu só tenho a agradecer pelo empenho de todos e, isso é o mínimo que eu poderia fazer por eles.

7 – Que balanço o município pode fazer quanto às iniciativas nas áreas da Cultura, Meio Ambiente, Transporte público (mobilidade) e Turismo?

Avançamos bastante em cada setor, nos últimos anos. Estamos investindo em projetos que estruturem as políticas culturais do nosso município. Temos uma cultura muito rica e diversificada e artistas muito talentosos que, com toda a certeza, merecem reconhecimento e oportunidade. Estamos trabalhando na criação dessas políticas.

Assim como o grande potencial turístico do nosso município, que se torna incentivo para criação de atrativos que movimentem o setor. Passamos um grande período sem conseguir explorar esse potencial, em função da pandemia, mas estamos retornando aos poucos, por meio de pequenos eventos e políticas públicas voltadas às atividades turísticas. Em 2021 iniciamos o Projeto Tarifa Solidária, no qual a Prefeitura arca com 50% do valor da passagem e o passageiro paga apenas 50% da tarifa, com isso, conseguimos cobrar melhorias na prestação desse tipo de serviço para a população, investindo em mobilidade, segurança e qualidade de vida.

8 – Há projetos implementados não contemplados nas respostas anteriores que a prefeita gostaria de mencionar?

Temos muitos projetos que serão implementados em 2022 no município. Um dos que posso destacar no momento é o Conexão Universitária. O Conexão é um Programa que vai oferecer bolsas de estudo de até 100%, em cursos de ensino superior, em universidades credenciadas no programa. Esse projeto será lançado agora no início do ano e, a princípio, serão oferecidas duas mil bolsas para moradores da cidade, até mesmo para cursos mais caros, como Odontologia e Medicina. Teremos uma avaliação bem detalhada e rigorosa durante as inscrições, até mesmo para atender somente as pessoas que realmente precisam, aquelas que não tem condições de pagar um curso universitário.

9 – É possível dizer até cinco principais metas que a Prefeitura pretende alcançar neste o ano de 2022?

  • Melhorar a infraestrutura dos bairros com obras de drenagem, pavimentação e urbanização;
  • Avançar ainda mais na saúde com a inauguração do novo Hospital Municipal e a ampliação da Saúde Básica nos bairros;
  • Zerar a fila de vagas nas creches, com a construção e inauguração de creches e casas creche;
  • Fomentar ainda mais o turismo e firmar Saquarema como uma cidade voltada para roteiros esportivos, religiosos, culturais e de férias;
  • Avançar com os projetos de Educação, melhorando os índices em avaliações internas e externas.

10 – Existe uma grande causa no município, que, até o final do mandato, a Prefeitura pretende resolver ou, dependendo da complexidade, criar mecanismos que facilitem a resolução? Ou seja, existe um grande desafio ou um “calo no sapato”, de hoje ou que vem se arrastando há muito tempo no município e que não pode mais ser ignorado?

Nosso maior “calo”, atualmente, é a drenagem. Diversos pontos da cidade estão recebendo as obras para resolvermos, definitivamente, este problema. Serão mais de 140 quilômetros de obras até o ano de 2024 em praticamente todos os bairros de Saquarema.



Fonte: G1