O shopping é antigo, a dúvida também. Em que bairro da Zona Norte fica o Norte Shopping? Cachambi, Méier, Abolição? A polêmica sobre a verdadeira localização do centro comercial, inaugurado em 1986, causou debate nas redes sociais nesta terça-feira, dividiu opiniões de forma acirrada e acabou se tornando um dos assuntos mais comentados do Twitter.
Não faltou quem defendesse sua tese sobre o templo de consumo do subúrbio carioca com mapas, prints e fotos. “Estou num debate acirrado onde dizem que Norte Shopping é no Méier, mas sabemos que não é no Méier. Só é perto. Todos de acordo, né? Tenho provas”, brincou Samanta Alves, que ficou conhecida nas redes após viralizar dançando uma música do sambista Arlindo Cruz em ritmo de funk.
Tenho provas pic.twitter.com/pNzWKisIsq
— Samanta (@MantaAlves) January 11, 2022
“Dizer que Norte shopping é Méier é pior que dizer que Rio 2 é Barra” (sic), comparou outro, referindo-se a outra discussão, sobre o endereço de um condomínio na Zona Oeste do Rio.
Dizer que Norte shopping é Méier, é pior que dizer que Rio 2 é Barra https://t.co/MmEWK2QQ3C
— LH (@Deverasluiz) January 11, 2022
Na noite de terça-feira, o perfil do shopping no Instagram entrou na brincadeira e publicou nos stories uma votação para saber a opinião dos seguidores.
Procurada para acabar com a dúvida histórica, a administração do shopping disse que a localização do Norte Shopping, é, na verdade, o Cachambi. “Oficialmente a localização é no bairro do Cachambi, mas, para a gente, é no coração da Zona Norte! Aqui, todo mundo é bem-vindo, do Méier, de Abolição, de Todos os Santos, de Del Castilho, de todos os bairros do Rio”, disse a administradora BR Malls, em nota.
Origem do debate
A discussão sobre a localização do Norte Shopping é mais antiga do que parece. De acordo com o historiador Rafael Mattoso, essa confusão é fruto de uma questão histórica: o fato da região ter sido uma área de divisão de freguesias rurais.
— A freguesia de São Tiago de Inhaúma era uma grande área administrada pela igreja dos subúrbios até o ano de 1873, quando foi desmembrada com a freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Engenho Novo. É uma área de fronteira administrativa entre a antiga freguesia de Inhaúma e a atual freguesia do Engenho Novo, que dá origem ao Méier e todos esses bairros que estão ali — explica o historiador.
No entanto, para ele, não há como dizer que o shopping está localizado no bairro do Méier.
— Esse debate sempre vem à tona, principalmente com a expansão imobiliária e com o crescimento dessa região. Com certeza ali não é Méier. Está dentro da região administrativa do Méier, que contempla Del Castilho, Cachambi, Pilares… Essa especulação imobiliária vem vendendo a região como Méier por pertencer à região administrativa do Grande Méier — diz Mattoso.
*Estagiário sob supervisão de Leila Youssef
Fonte: G1