Falta de competição na indústria de carne dos EUA equivale a ‘exploração’, diz Biden


Por Leah Douglas

(Reuters) – Os Estados Unidos emitirão novas regras e 1 bilhão de dólares em financiamento este ano para apoiar processadores e pecuaristas independentes como parte de um plano para lidar com a falta de “concorrência significativa” no setor de carnes, disse o presidente Joe Biden nesta segunda-feira.

A iniciativa surge em meio a preocupações crescentes de que um punhado de grandes empresas de carne bovina, suína e avícola têm muito controle sobre o mercado norte-americano de carne, permitindo-lhes ditar os preços de atacado e varejo para lucrar às custas de seus fornecedores e consumidores.

“Capitalismo sem competição não é capitalismo. É exploração”, disse Biden. “Isso é o que estamos vendo nas indústrias de carnes e aves agora”.

O Departamento de Agricultura (USDA, na sigla em inglês) vai gastar 1 bilhão de dólares dos fundos do American Rescue Plan para expandir o setor independente de processamento de carnes, incluindo fundos para financiar subsídios, empréstimos garantidos e treinamento de trabalhadores, disse o secretário de Agricultura Tom Vilsack, que falava em um evento com Biden.

Uma análise recente da Casa Branca descobriu que os quatro maiores frigoríficos controlam entre 55% e 85% do mercado nos setores de suínos, bovinos e frangos.

O procurador-geral Merrick Garland disse no evento que “muitos setores se tornaram muito consolidados ao longo do tempo” e que a divisão antitruste do Departamento de Justiça tem sido cronicamente subfinanciada.

“As práticas anticompetitivas na agricultura, como em qualquer indústria, prejudicam o povo americano – produtores, consumidores e trabalhadores – e prejudicam a economia americana”, disse Garland.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI020OV-BASEIMAGE









Fonte: Mix Vale