Maksoud Plaza fecha as portas depois de 42 anos


O Maksoud Plaza, um dos mais tradicionais hotéis de São Paulo, fechou as portas nesta terça-feira, 7, depois de 42 anos de operação. O processo de recuperação judicial iniciado no ano passado foi concluído, e o anúncio oficial do fechamento foi feito em conjunto pela HM Hotéis, administradora do estabelecimento, e pela Hidroservice Engenharia, sua controladora.

O Maksoud foi vendido por R$ 132 milhões para o grupo de logística JSL. Os cerca de 170 funcionários do hotel foram informados sobre o fechamento na manhã de hoje — eles cumprirão contrato até o fim do ano, quando o prédio será entregue para os donos do Grupo JSL, os empresários Fernando e Jussara Simões.

Em setembro do ano passado, a HM Hotéis entrou com um pedido de recuperação judicial. Segundo a empresa, em 2011 o prédio do hotel e o seu terreno já haviam sido arrematados em leilão da Justiça do Trabalho para o pagamento de dívidas trabalhistas, mas o processo estava suspenso.

Na segunda-feira 6, depois de um acordo com os empresários que venceram o leilão, o processo de recuperação judicial foi finalizado.

“A crise sanitária causada pela covid-19 teve enorme impacto sobre os setores de hospitalidade”, lamentou a assessoria do hotel em nota. “O Maksoud Plaza ficou fechado pela primeira vez em sua história entre março e setembro de 2020. Isso causou prejuízos que superam R$ 20 milhões.”

Ainda de acordo com o comunicado, “o fechamento do hotel se dá em momento oportuno, dada a necessidade de reestruturação financeira do grupo ao qual pertence, afetado por dívidas herdadas de empresas extintas”.

História

Localizado na esquina da Rua São Carlos do Pinhal com a Alameda Campinas, o Maksoud Plaza é considerado um dos principais símbolos arquitetônicos de São Paulo.

Inaugurado em 1979, foi o primeiro hotel cinco-estrelas da capital. Ao longo de sua história, o local hospedou lideranças políticas, astros da música e do cinema e celebridades, além de membros da realeza.

Ficaram hospedados no hotel os príncipes Rainier e Albert, de Mônaco, a primeira-ministra do Reino Unido Margareth Thatcher, o então secretário-geral da ONU Kofi Annan, o cantor João Gilberto, a banda de rock Rolling Stones, a atriz francesa Catherine Deneuve, o cineasta espanhol Pedro Almodóvar, o icônico pianista norte-americano Ray Charles, entre outros.

Em 1981, o Salão Nobre do Maksoud foi palco de uma apresentação do cantor Frank Sinatra. Entre os anos 1980 e 1990, o 150 Night Club, localizado nas dependências do hotel, recebeu astros como Tom Jobim, Dorival Caymmi, Julio Iglesias, Etta James e Buddy Guy.



Fonte: R7