A Stellantis planeja sua estratégia de software para implantar plataformas de tecnologia de próxima geração, com base nas capacidades existentes de veículos conectados e, desta maneira, transformar a forma como os seus clientes interagem com os veículos.
O grupo planeja investir mais de 30 bilhões de euros até 2025 para executar sua transformação – que inclui as áreas de software e eletrificação.
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O negócio de software e serviços conectados terá cinco pilares principais: serviços e assinaturas; recursos sob demanda; dados como serviço e serviços de frota; preço do veículo e valor de revenda; e conquistas, retenção de serviço e venda cruzada.
Atualmente, a Stellantis tem 12 milhões de carros conectados que podem ser monetizados em todo o mundo. Em 2026, espera-se que cresça para 26 milhões de veículos e gere aproximadamente 4 bilhões de euros em receitas e, em 2030, atingirá 34 milhões de veículos e aproximadamente 20 bilhões de euros em receitas anuais. “Monetizável” é definido como os primeiros cinco anos de vida do veículo.
Aproveitando seus recursos de coleta de dados, em 2022, Stellantis lançará um programa de seguros baseado na utilização (que monitora a forma como o motorista dirige e pode baratear o custo, dependendo de seus hábitos de segurança), oferecido por meio de braços de financiamento cativo na Europa e América do Norte, com a intenção de se expandir globalmente.
Três novas plataformas de tecnologia em 2024
Com lançamento em 2024, três novas plataformas serão implantadas em escala nas quatro plataformas de veículos da Stellantis nos próximos dois anos. Veja abaixo:
STLA Brain
O coração da transformação para serviços centrados no cliente é a nova arquitetura elétrica/eletrônica (E/E) e de software, “STLA Brain”.
STLA Brain é capaz de realizar atualizações regulares remotas pelo ar (over-the-air, OTA), com 30 módulos endereçados, contra 10 atualmente. É uma arquitetura orientada a serviços totalmente integrada com a nuvem, que conecta unidades de controle eletrônico dentro do veículo com o computador central de alto desempenho (HPC) do veículo por meio de um barramento de dados de alta velocidade.
Ele quebra o vínculo atual entre as gerações de hardware e software, permitindo que os desenvolvedores de software criem e atualizem recursos e serviços rapidamente, sem esperar pelo lançamento de um novo hardware. Essas atualizações OTA reduzem drasticamente os custos para os clientes e para Stellantis, simplificam a manutenção para o usuário e sustentam os valores de revenda do veículo.
STLA SmartCockpit
O STLA SmartCockpit, construído sobre o STLA Brain, integra-se com a vida digital dos ocupantes do veículo para criar um terceiro espaço de vida personalizável.
STLA SmartCockpit
STLA SmartCockpit, desenvolvido pela joint venture Mobile Drive entre Stellantis e Foxconn, oferece aplicativos baseados em IA, como navegação, assistência de voz, mercado de comércio eletrônico e serviços de pagamento.
STLA AutoDrive
O STLA AutoDrive, desenvolvido em parceria com a BMW, oferecerá recursos de direção autônoma de Nível 2, Nível 2+ e Nível 3 e será continuamente atualizado por meio de atualizações OTA.
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Fonte: Motor Show