Imagine viajar de São Paulo para o Rio de Janeiro em apenas 29 minutos. Um deslocamento com essa rapidez será possível se a empresa norte-americana Virgin Hyperloop conseguir tirar do papel um projeto de sistema de transporte de alta velocidade, que teve um novo conceito apresentado ao público.
A empresa trabalha em uma versão do Hyperloop, um sistema semelhante a um trem-bala que depende de um túnel modificado para atingir altas velocidades.
Várias companhias já divulgaram projetos com essa proposta, incluindo o empresário Elon Musk, que apresentou o primeiro conceito em 2013. Porém, nenhum deles está em plena operação.
A Virgin Hyperloop foi criada em 2014 como Hyperloop Technologies. Ela adotou o nome atual em 2020, três anos após receber os primeiros investimentos da empresa do bilionário Richard Branson – o mesmo que viajou ao espaço com um foguete de sua outra empresa.
No caso da Virgin Hyperloop, a expectativa é que o modelo consiga atingir velocidade máxima de 1.078 km/h. A marca seria alcançada por meio de cápsulas que se deslocam por meio de túneis.
A projeção de menos de meia hora para concluir o trecho entre São Paulo e Rio de Janeiro pode ser feita no site da companhia, que estima uma distância de 358 km entre as cidades.
As cápsulas funcionariam como vagões de trem e seriam capazes de transportar até 28 passageiros. Elas também poderiam ser usadas para transportar cargas.
A companhia afirma que as cápsulas têm melhorias aerodinâmicas que permitem superar os 1.000 km/h. De acordo com o projeto, elas se deslocarão por meio de uma levitação magnética junto ao “trilho” que fica na parte superior dos túneis.
O plano é que os túneis tenham um ambiente de quase vácuo, em que a pressão do ar é muito baixa. Com isso, as cápsulas podem alcançar a velocidade máxima com menos resistência e, consequentemente, baixo consumo de energia.
Segundo a Virgin Hyperloop, as cápsulas se deslocarão em conjunto, mas não estarão conectadas. A ideia é que elas sigam em uma espécie de comboio e, ao longo do trajeto, sigam para outras pistas rumo aos seus respectivos destinos.
Túnel usado para testes da Virgin Hyperloop — Foto: Divulgação
Depois de testes sem seres humanos em sua versão do Hyperloop, a Virgin concluiu a primeira experiência com passageiros em novembro de 2020.
Na ocasião, o sistema foi testado em um trecho de 500 metros e atingiu 172 km/h. A empresa afirmou que a pista curta impediu as cápsulas de atingirem o pico de velocidade esperado.
Ainda não há uma expectativa de quando, nem onde a Virgin Hyperloop realizará novos testes com passageiros de seu sistema de alta velocidade.
De qualquer forma, a tendência é que a empresa acelere o projeto para transformá-lo em algo real. Isso porque o sistema também tem recebido investimentos em projetos da SpaceX, de Elon Musk.
O empresário permitiu que outras companhias trabalhassem em versões próprias do Hyperloop e, hoje, o sistema também é desenvolvido por empresas como a HyperloopTT e a Transpod.
Fonte:G1