Nesta quinta-feira (22), o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, se reuniu com representantes do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem-RJ), para discutir sobre uma proposta de ampliação da área física destinada ao Nupem, apresentadas pelo diretor Rodrigo Nunes e o vice-diretor Francisco Esteves.
O objetivo do encontro foi viabilizar a parceria com o Governo Municipal, com cessão de áreas para a construção de laboratórios voltados a pesquisas na área de tecnologias Moleculares e Genômicas. O prefeito Welberth Rezende ressaltou a importância da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na cidade e a expressividade de Macaé em poder contar com o maior campus da universidade depois da sede, no Rio de Janeiro.
“Agradeço imensamente ao Nupem-UFRJ por todo apoio que tem nos dado no combate e controle da Covid em Macaé. Isso demonstra a importância desse somatório de forças entre academia e gestão pública. Queremos que isso se amplie, para que a nossa gestão possa contar cada vez mais com esse suporte técnico nas tomadas de decisões, fazendo com que a produção de conhecimento contribua de maneira prática para a melhoria do dia a dia das pessoas”, destacou o prefeito.
Rodrigo Nunes e Francisco Esteves afirmaram que a solicitação para expandir o campus é pensando no futuro, para atender uma demanda de toda a sociedade.
“O objetivo é fazer com que o município seja dotado de laboratórios com equipamento e recursos humanos altamente qualificados, para desenvolver pesquisas voltadas ao enfrentamento de futuras epidemias e pandemias causadas por vírus e bactérias”, detalhou o vice-diretor do Nupem.
A reunião teve ainda a participação do Secretário de Habitação, Leandro Mussi. No encontro ficou acordada a elaboração de uma carta de intenções pelo Nupem-UFRJ que será apresentada à Secretaria Adjunta de Ensino Superior, ligada à Secretaria Municipal de Educação.
A Prefeitura de Macaé, por meio de parceria, segue com as obras no Nupem para ampliação dos laboratórios, com a construção de salas de aula e instalação de elevador de acessibilidade. Os projetos foram desenvolvidos pela UFRJ e a execução é por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Obras.
Foto: Ana Chaffin.
Fonte: Clique Diário