Onça-parda é flagrada em parque no RJ; VÍDEO | Região Serrana


Uma onça-parda (puma concolor), espécie ameaçada de extinção, foi flagrada nos limites do Parque Estadual dos Três Picos em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que administra o Parque, o felino é o segundo maior do continente americano, e é o animal símbolo do local.

O registro foi feito no último dia 12 deste mês, por uma armadilha fotográfica instalada no parque por meio do projeto Aventura Animal, e divulgado nesta segunda (26).

A espécie tem baixa população naturalmente, e está ameaçada pelo avanço da ação humana no habitat natural, segundo o Inea.

Flagrante foi feito no Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo, RJ, no dia 12 de julho — Foto: Reprodução/Inea

De acordo com o instituto, o animal foi filmado em dois pontos, na parte baixa e na parte alta do Complexo Caledônia.Por isso, o Inea não descarta a possibilidade de que a câmera tenha flagrado mais de uma onça.

Para o Inea, a presença da espécie na unidade de conservação evidencia que o ecossistema da região está saudável, uma vez que a mesma está no topo da cadeia alimentar.

A sobrevivência do felino no parque indica também que o ambiente proporciona condições para que isto aconteça, ainda segundo o instituto.

No Parque, existem pelo menos 20 armadilhas fotográficas com câmeras, que servem para o monitoramento da qualidade ambiental da fauna.

“As armadilhas promovem, por meio de registro visual, um maior conhecimento da fauna presente dentro do parque e na região. É importante vermos a atividade do animal, como ele se comporta, o que ele faz naquele espaço. Monitoramos também a presença humana, o que auxilia na coibição da caça, por exemplo”, explicou o coordenador do Núcleo Três Picos, Rominique Schimidt.

Em um dos flagrantes, onça-parda chega a ficar bem próximo da armadilha fotográfica — Foto: Reprodução/Inea

De acordo com o Inea, a onça-parda, também conhecida como suçuarana e leão-baio, alimenta-se de animais silvestres de portes variados e exerce papel vital na manutenção da integridade dos ecossistemas onde ocorre.

A espécie tem a capacidade de adaptação a vários tipos de ambientes, de desertos quentes aos altiplanos andinos, com maior atividade ao entardecer e à noite.

O Parque Estadual dos Três Picos tem cerca de 65 mil hectares e abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana.



Fonte: G1