Bovespa tem leve alta e não se sustenta acima dos 130 mil pontos | Economia


A bolsa de valores brasileira, a B3, fechou em leve alta nesta quarta-feira (9), após alta dos preços de commodities e dos futuros acionários norte-americanos, enquanto o noticiário doméstico traz dados de inflação acima das expectativas.

O Ibovespa subiu 0,09%, a 129.907 pontos. Veja mais cotações.

Na véspera, o Ibovespa caiu 0,76%, a 129.787 pontos, após oito seguidas, na maior série de ganhos desde 2018. Com o resultado de hoje, a bolsa acumulou avanço de 2,92% no mês e de 9,15% no ano.

Pressionado pelo aumento da energia elétrica, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – a inflação oficial do país – ficou em 0,83% em maio, 0,52 ponto percentual acima da taxa de 0,31% registrada em abril.

O acumulado no ano foi de 3,22%, e o dos últimos 12 meses, de 8,06%, acima dos 6,76% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Com o resultado, a inflação permanece bem acima do teto da meta do governo para a inflação no ano – o centro da meta é de 3,75%, podendo variar entre 2,25% e 5,25%.

A pressão inflacionária deve manter o Banco Central sob pressão, a uma semana da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). A expectativa é de elevação da taxa Selic a 4,25% ao ano, ante patamar atual de 3,5%.

De acordo com a equipe da Guide Investimentos, a discussão em torno da persistência da inflação nos EUA segue se colocando como principal risco para os mercados, o que reforça o foco no índice de preços ao consumidor de maio na quinta-feira.

Na visão da equipe do BTG Pactual, com o Ibovespa no atual patamar, a seletividade das ações é preponderante, uma vez que a simetria risco versus retorno para determinadas empresas ficou elevada e sem fundamentos. “Continuamos otimistas e cautelosos, buscando apenas papéis muito seletos”, afirmou nota enviada a clientes pela área de gestão do banco.

Variação do Ibovespa em 2021 — Foto: G1 Economia



Fonte: G1