Depois de um período parado por conta da Covid-19, o circuito mundial do Qualifying Series (QS) da WSL, aos poucos, retoma suas atividades com novas etapas. O QS é a primeira etapa para os surfistas entrarem no tão sonhado CT. Com a volta do circuito, um grande talento da Região dos Lagos, Theo Fresia, vai com tudo para a sua terceira temporada na competição, já com data marcada para dois eventos: 16 a 28 de junho, em Montañita e Salinas, ambas no Equador.
O surfista é natural de Búzios e possui vasta experiência no mundo do surf competição, acumulando mais de 100 finais ao longo da sua carreira e mais de 40 troféus e medalhas.
Theo conhece o QS muito bem, ficando entre os 150 do mundo em apenas duas temporadas disputando a competição. Nesse período, em 2018, Fresia fez uma final na etapa da África do Sul, no QS 1500, e – em 2019 – uma quartas-de-final no QS 3000, na Virginia, nos EUA, ficou com o 25° lugar em um grande evento de Portugal, alcançando o top 150 no primeiro semestre daquele ano.
Além de excelente competidor, Theo inovou o jeito de ensinar a surfar ao criar o “Aprenda a surfar online”. Com a pandemia, o surfista teve mais tempo para aprimorar a ideia e colocá-la em prática. O curso ensina toda a teoria antes da pessoa pegar a sua primeira onda, com vídeo-aulas que mostram o passo a passo antes de entrar na água.
O atleta conta com a sua própria escola de surf, conseguindo um bom número de aulas. Mas até chegar nesse patamar, foi muita luta. Theo pensava em dar aulas particulares para juntar dinheiro e voltar a competir. Mas com a chegada da pandemia, o surfista teve que parar os seus treinos para ajudar em casa e começou até a fazer alguns trabalhos como motoboy. E a partir daí teve que adiantar as aulas presenciais, que tomaram uma proporção muito grande por conta do grande trabalho como instrutor.
Com isso, Theo resolveu criar a empresa “Fresia Surf Class”, que conta com cinco instrutores, mais de 400 aulas mensais oferecidas e aplicativo próprio, onde os novos estudantes podem marcar as suas aulas com maior segurança e conforto.
Mas mesmo com o sucesso local, Theo necessita de patrocinadores e apoiadores para trilhar o seu caminho rumo ao CT. O competidor vai conseguir viajar e disputar mais um QS graças a dois patrocinadores da cidade de Búzios: o Bar Todo Meu e a imobiliária Espaço Reis Imóveis. Além dos dois principais, Fresia conta com mais apoiadores: Murilo Meira Surfboards, Superglass, Brazinco, Geribá Surf Shop, Maria Parafina e Fresia Surf Class.
Patrocinadores
O buziano conta com aporte financeiro de dois negócios: um bar e uma imobiliária. O Barthodomeu, que fica em Ipanema, no Rio de Janeiro, aposta as fichas há três anos no brilhantismo, técnica e força do Theo para conseguir chegar a elite do surf mundial.
A imobiliária Espaço Reis Imóveis é considerada a maior do setor da cidade de Búzios e também está investindo no atleta local. A empresa acredita no potencial do Theo, pois sabe que ele é um profissional com uma excelente imagem no mercado.
Sobre Theo Fresia
Theo começou a surfar com 8 anos de idade, na Praia de Geribá, em Búzios. Tudo aconteceu graças ao seu irmão, Yuri, que resolveu aprender a surfar em uma escolinha pública. Theo, que é o caçula, foi junto. Filho mais novo, ele sempre foi muito competitivo na disputa com os irmãos. E isso o ajudou a entrar nas competições de surf, aos 10 anos, começando no circuito municipal da cidade.
Depois que competiu pela primeira vez, o surfista começou a pesquisar os calendários dos campeonatos, foi ali que viu que era um “vício”. Sua família sempre apoiou, o que dá o maior gás para continuar a sua jornada no surf competição.
Todas as nossas reportagens estão em constante atualização. Quem entender (pessoas físicas, jurídicas ou instituições) que tem o direito de resposta acerca de quaisquer de nossas publicações, por ter sido citado ou relacionado a qualquer tema, pode enviar e-mail a qualquer momento para [email protected]
- ©Plantão dos Lagos
- Fonte: Redação / Plantão
- Fotos: divulgação