Rio das Ostras, RJ, vacina pessoas com comorbidades de 52 e 53 anos contra a Covid-19 | Região dos Lagos

A secretaria municipal de Saúde de Rio das Ostras, no interior do Rio, recebeu nesta quinta-feira (27) 2.730 doses de AstraZeneca para aplicação de 1ª dose contra a Covid-19. Com a chegada das doses, o município divulgou um novo calendário de imunização das pessoas com comorbidades nesta semana.

Nesta sexta-feira (28), a aplicação é em pessoas de 53 anos com comorbidades. No sábado (29), é a vez das pessoas com 52 anos. A aplicação acontece das 9h às 16h.

A população deve estar atenta aos locais de vacinação, porque há diferenças entre os dias de atendimento.

Para receber a vacina, é necessário apresentar Cartão SUS/CPF, documento com foto, comprovante de residência em Rio das Ostras, além de relatório médico ou receita médica com 6 meses de validade ou laudo de exame que comprove a doença.

As equipes de Saúde também vão fazer a vacinação volante, com aplicação da 2ª dose da AstraZeneca em idosos acamados, em suas residências.

Confira horário e locais

Sexta-feira, 28 de maio – Pessoas de 53 anos com comorbidades

  • Escola Municipal Acerbal Pinto Malheiros – Rua Nova Friburgo, s/nº, Jardim Marilea
  • Colégio Municipal Professora América Abdalla – Rua Carlos Viana, s/nº, Nova Esperança
  • Posto de Saúde do Âncora (ESF Âncora) – Rua das Acácias, 615, Âncora
  • Escola Municipal Rio das Ostras – Rua Santa Catarina, s/nº, Cidade Praiana

Sábado, 29 de maio – Pessoas de 52 anos com comorbidades

  • Colégio Municipal Professora América Abdalla – Rua Carlos Viana, s/nº, Nova Esperança
  • Posto de Saúde do Âncora (ESF Âncora) – Rua das Acácias, 615, Âncora
  • Escola Municipal Rio das Ostras – Rua Santa Catarina, s/nº, Cidade Praiana

Quais são as comorbidades?

São grupos prioritários de comorbidades, de acordo com o PNI, pacientes com diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão alvo e/ou comorbidade, insuficiência cardíaca, cor pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronariana, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença cérebro vascular, anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática, imunossuprimidos.

Fonte: G1