Um homem de 45 anos foi preso por fabricar balões há 37 anos e manter um animal silvestre em cativeiro, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (RMC). Com ele, a policia apreendeu materiais para a fabricação de mais de 20 balões, dentre pólvoras e outros materiais explosivos. Além de um pássaro silvestre em cativeiro sem autorização

Polícia apreendeu grande quantidade de explosivos e materiais para a fabricação dos balões Foto: Divulgação Polícia Cívil

O homem disse à polícia que fabrica e solta balões desde os oito anos de idade. Ele foi preso na operação da delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do Paraná, da Polícia Civil.

Todo o material para a fabricação dos balões será destruído pela policia.

Soltar balão é crime

Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios tanto florestais quanto urbanos tem pena de um a três anos de pisão ou multa.

Segundo dados de 2017 realizados pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), cerca de 25% dos balões soltos geram transtornos para os voos, nestes casos os pilotos são forçados a abortar operações, sejam elas de aterrissagem ou decolagem devido ao risco de acidente.

Além de ocasionar problemas aéreos os balões podem acabar gerando outras ocorrência gravíssimas como incêndio em casas ou vegetação. Devido a esses fatores devemos  ficar atentos já que estamos em um  período das festas juninas, onde o  número de incêndios só aumenta.

O que fazer em casos de emergência

Em casos de emergências o Corpo de Bombeiros do Paraná orienta que entrem em pelo telefone 193 e informe a Policia Militar no telefone 190.