Volkswagen anuncia fim da produção do Up! na fábrica de Taubaté, SP | Vale do Paraíba e Região


A Volkswagen anunciou nesta quarta-feira (7) o fim da produção do Up! na fábrica em Taubaté. O modelo era produzido exclusivamente na unidade do interior de São Paulo e vai sair de linha. Com a decisão, a fábrica vai seguir com a produção do Gol e Voyage.

Segundo a montadora alemã, a medida faz parte de uma estratégia de renovação de portfólio. A multinacional informou ainda que “passa pela maior ofensiva de produtos da sua história no país”.

Com o fim da produção do Up!, a fábrica de Taubaté da Volkswagen vai seguir com a produção de dois modelos: Gol e Voyage. A expectativa, no entanto, é pela possibilidade de produzir um novo veículo na fábrica, o que ainda não foi confirmado pela montadora.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, a plataforma MQB, que viabiliza a produção de novos modelos, está em fase de implantação na fábrica de Taubaté.

A entidade afirma ainda que o acordo para instalação da nova plataforma, feito em 2020, garante estabilidade de cinco anos nos postos de trabalho e a produção de um modelo exclusivo para a unidade.

O Up! foi o último grande investimento anunciado pela montadora em Taubaté, que emprega cerca de 3 mil pessoas. Além dele, a linha de montagem conta também com o Gol e Voyage.

Em março, foram emplacados 11 mil carros entre Gol, Up! e Voyage, segundo os dados da Fenabrave. O Gol foi o terceiro carro mais emplacado no país, com 6,8 mil unidades; o Voyage teve 3,6 mil emplacamentos e o Up! apenas 563.

Funcionários da Volks voltam ao trabalho em Taubaté

Funcionários da Volks voltam ao trabalho em Taubaté

A Volkswagen tem feito paradas na produção desde o início da pandemia. Nesta semana, a empresa voltou a operar, mas com parte da produção, após duas semanas paralisada em todo o país por causa do agravamento da pandemia de coronavírus.

Desde março de 2020, a empresa tem anunciado medidas como layoff, abertura de plano de demissão voluntária e adesão a acordos de redução de jornadas e salários.

5 pontos: Ford encerra produção no Brasil

5 pontos: Ford encerra produção no Brasil

Taubaté tem sido fortemente impactada pela crise na indústria em 2021. As multinacionais Ford e LG, que atuavam há anos na cidade, devem encerrar suas produções locais.

O primeiro anúncio foi da Ford, em janeiro, e cerca de 830 metalúrgicos devem perder os empregos na fábrica de motores da montadora. A montadora Ford anunciou que encerrará a produção de veículos em suas fábricas no Brasil em 2021 (veja vídeo acima). Ao todo, 5 mil empregos devem ser afetados em Taubaté, Camaçari (BA) e Horizonte (CE).

LG vai encerrar produção em Taubaté

LG vai encerrar produção em Taubaté

Nesta semana, a LG também anunciou o fim da produção na fábrica de Taubaté (SP). A empresa sul-coreana decidiu encerrar as operações globais em celulares, no Brasil produzidos exclusivamente na unidade, e transferir o setor de monitores e notebooks para a fábrica de Manaus (AM).

A medida deve gerar o fechamento de 700 postos de trabalho diretos, além de afetar a cadeia produtiva na região. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, três fornecedoras exclusivas da LG também devem encerrar as atividades com a perda da demanda da sul-coreana, causando a demissão de outras 430 pessoas.

Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região



Fonte: G1