Polícias do RJ e de SP fazem operação contra golpes pelo WhatsApp; homem é preso em flagrante


Uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Rio de Janeiro e a de São Paulo foi deflagrada na manhã desta quinta-feira, dia 25, contra uma quadrilha que aplicava golpes através do WhatsApp. Na ação chamada “Operação Zap Zap”, agentes da Delegacia do Aeroporto Internacional Tom Jobim no RJ (DAIRJ), o Galeão, e da Delegacia do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP (DEATUR/SP), cumpriram quatro mandados de busca e apreensão nas duas capitais. Os suspeitos são investigados pelos crimes de estelionato, invasão de dispositivo informático, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Um suspeito foi preso em flagrante na capital paulista enquanto aplicava um golpe. Jakson Costa Silva, vulgo “Gordo”, estava na sua residência quando a polícia chegou no momento em que ele utilizava um perfil fake do “Restaurante Lhama’s”, um estabelecimento que está localizado no bairro de Moema, em São Paulo. O homem contou à polícia que seguia as vítimas nas redes sociais e, quando elas seguiam de volta, ele enviava uma mensagem com um “cupom”.

Era solicitado às vítimas que passassem o número do seu WhatsApp para que instruções fossem repassadas. De porte do número, o golpista esperava a vítima entrar no aplicativo e imediatamente hakeava. Segundo o membro da quadrilha, os amigos que receberiam as mensagens com um pedido de empréstimo eram escolhido aleatoriamente através dos grupos na qual a vítima pertencia. Após a prisão, ele foi levado para Delegacia do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A quadrilha agia nos dois estados e foi descoberta após uma vítima fazer um registro na Delegacia do Aeroporto do Galeão. Depois do início das investigações, as duas unidades montaram a “Operação Zap Zap” e recolheram um farto material, como celulares e comprovantes de depósitos, que irá ajudar em outros procedimento em ambos estados.

— Foram apreendidos os dispositivos eletrônicos, entre celulares desktops, comprovantes de depósitos na conta corrente dos beneficiários. Esse material irá robustecer o inquérito policial. Já devido à quebra do sigilo decretado pela Justiça paulista, já podemos ter acesso e descontinuamos inúmeras vítimas e envolvidos, que emprestaram as contas para os depósitos serem efetuados. A operação teve muito êxito no tocante recolhimento do material — afirma o delegado Adriano França, titular da DAIRJ.

Homem foi preso em flagrante em SP enquanto aplicava um golpe pelo WhatsApp
Homem foi preso em flagrante em SP enquanto aplicava um golpe pelo WhatsApp Foto: Reprodução

Golpe cada vez mais comum

A Polícia lembra que o golpe vem ocorrendo em outros estados no Brasil, mas que é de difícil apuração pela especificidade e necessidade de quebras de dados e sigilos, sendo que na investigação em questão foi descoberto o IP utilizado pelo golpista em São Paulo e a pessoa que cedia as contas para os depósitos das vítimas enganadas, responsável pela “lavagem do dinheiro”.

Outra forma que golpe acontecia era quando um dos criminosos se passava como funcionário de uma operadora de telefonia móvel. Após conseguir o código solicitado através do direct do falso perfil da empresa, o golpista passava a se comunicar com contatos da vítima, cujo aparelho havia sido hackeado. O bandido passava a solicitar depósitos direcionados para conta corrente em instituição financeira com sede em SP.

A ação em conjunto entre unidades com base em aeroportos foi inédita e serão intensificadas com outras ações em conjunto e troca de informações entre as demais unidades da federação com atuação nos aeroportos. As quebras deferidas pela justiça de SP, após uma breve análise dos dispositivos apreendidos já foi suficiente para a comprovação de que os conduzidos são a ponta de um iceberg e somente este núcleo foi capaz de lesar centenas de vítimas pelo país.

A Polícia Civil divulgou um alerta de como cada pessoa pode deixar o seu WhatsApp mais protegido e com segurança:

Polícia Civil alerta como ter mais segurança no WhatsApp
Polícia Civil alerta como ter mais segurança no WhatsApp Foto: Reprodução

Iphone - Instruções da Polícia Civil de como manter o seu WhatsApp em segurança
Iphone – Instruções da Polícia Civil de como manter o seu WhatsApp em segurança Foto: Reprodução

Android - Instruções da Polícia Civil de como manter o seu WhatsApp em segurança
Android – Instruções da Polícia Civil de como manter o seu WhatsApp em segurança Foto: Reprodução



Fonte: Fonte: Jornal Extra