Bovespa opera em queda com PIB e saída de conselheiros da Petrobras | Economia


A bolsa de valores brasileira, a B3, abriu em queda nesta quarta-feira (3),com as atenções ainda voltadas para as discussões no Congresso em torno da PEC Emergencial em meio às preocupações com a trajetória do endividamento público e com a pandemia ainda fora de controle no país.

No radar também estão o tombo histórico do PIB (Produto Interno Bruto) de 2020, que despencou 4,1%, e a saída de 4 conselheiros da Petrobras após a intervenção do presidente Bolsonaro na companhia.

Às 10h30, o Ibovespa tinha queda de 0,29%, a 111.164 pontos. Veja mais cotações.

Na terça, a bolsa teve alta de 1,09%, a 111.539 pontos. Na parcial da semana, o Ibovespa tem alta de 1,37%. No ano, no entanto, acumula queda de 6,28%.

A leitura do novo parecer da PEC Emergencial, oficialmente protocolado nesta terça-feira, não confirmou os maiores temores do mercado de que o texto pudesse trazer flexibilizações adicionais ao teto de gastos, o que ajudou a reduzir o ímpeto do dólar. Ainda assim, o texto trouxe uma versão mais desidratada da proposta, mantendo no mercado a incerteza sobre aumentos de gastos sem contrapartidas a contento.

A moeda e a bolsa de valores do Brasil passaram a ocupar a lanterna entre seus pares neste ano, conforme investidores temem abandono da política econômica liberal e seus consequentes impactos sobre a agenda de reformas e o futuro das contas públicas, destaca a Reuters.

Na noite de terça-feira, 4 conselheiros da Petrobras pediram para deixar o cargo após a interferência do governo no comando da estatal.

No exterior, permanece a expectativa de maior inflação e liquidez nos Estados Unidos com o pacote de US$ 1,9 trilhão, o que contribui para um maior deslocamento de investimentos alocados nos países emergentes para o mercado americano e, consequentemente, para um câmbio mais pressionado no Brasil..

Variação do Ibovespa em 2021 — Foto: Economia G1



Fonte: G1