após 346 dias de escolas municipais fechadas, 38 unidades reabrem


A comerciante Cleide Mota de Campos, de 42 anos, e sua filha Emily, de 7, foram as primeiras a chegar ao portão da Escola municipal Suíça, na Penha Circular, na manhã desta quarta-feira. Esta é uma das 38 unidades da rede municipal de ensino que reabriram nesta quarta-feira, dia 24, 348 dias após fecharem as portas por causa da pandemia de Covid-19. O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, acompanhou a chegada das crianças à Escola municipal Suíça, na Penha, na Zona Norte.

— Foi um período muito difícil, porque nenhuma mãe foi capacitada para ensinar em casa. Ela não ficou sem estudar porque eu fiz questão de ajudar ela com os materiais impressos que a escola mandava. Mas não foi fácil — diz Cleide.

Retorno escolar: Na rede municipal de ensino do Rio, volta à escola hoje será para menos de 1% dos alunos

A aposentada Amélia Brás da Silva, de 74 anos, moradora de Braz de Pina, também foi uma das primeiras a entrar. Ela trouxe o bisneto, Ryan da Silva Lima, de 7. Foram os apelos do pequeno que a convenceram a levá-lo de volta para a escola.

— Ele estava com saudade dos amigos, das professoras, das brincadeiras. Também vai ser melhor para ele estudar, porque em casa nem sempre funcionava — conta ela.

Ensino em aplicativo: Prefeitura do Rio lança aplicativo de ensino para alunos da rede municipal; saiba como acessar

A primeira criança chegou ao portão da unidade às 7h38m. Vinte minutos depois, já eram seis alunos. Neste início, apenas estudantes da pré-escola, e de primeiro e segundo anos do ensino fundamental serão recebidos. De acordo com a prefeitura, um questionário enviado aos responsáveis dessas 38 unidades revelou que 82% dos responsáveis pretendiam levar os alunos para as aulas presenciais.

O secretário municipal do Rio, Renan Ferreirinha, esteve em uma das 38 escolas que reabriram nesta quarta, 24 de fevereiro
O secretário municipal do Rio, Renan Ferreirinha, esteve em uma das 38 escolas que reabriram nesta quarta, 24 de fevereiro Foto: Fabiano Rocha / Extra

Segundo o Plano de Volta às Aulas, na segunda etapa, voltam parcialmente alunos de creches, 3º ao 6º ano e 9º ano. Na terceira e última etapa, mais alunos de creches, 6º ano ao 8º ano, PEJA e Classes Especiais. Conforme as escolas se adequem às regras, toda quinta-feira serão anunciados os nomes das unidades que retornarão na quarta seguinte. O retorno é optativo para os alunos: cabe aos responsáveis a escolha quanto ao retorno às aulas presenciais, quando estes forem menores de 18 anos. Já os estudantes maiores de idade vão decidir diretamente quanto ao retorno às aulas presenciais. Os professores que tiverem comorbidades não atuarão nas escolas, mas sim no modo remoto.

Volta às aulas: Na rede municipal de ensino do Rio, volta à escola hoje será para menos de 1% dos alunos



Fonte: G1