Bovespa opera em alta em meio a alívio político | Economia


Às 10h16, o Ibovespa tinha alta de 0,95%, a 97.000 pontos. Veja mais cotações.

Na segunda-feira, a bolsa fechou em alta de 2,21%, a 96.089 pontos. Com o resultado, passou a acumular alta no mês de 1,57%. No ano, tem perda de 16,91%.

Por aqui, as atenções seguem voltadas para as discussões em torno do financiamento do novo programa social do governo, o Renda Cidadã, em meio a incertezas sobre a saúde das contas públicas e atritos entre o Executivo e o Legislativo.

Na véspera, após jantar, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro da Economia, Paulo Guedes, pediram desculpas mútuas nesta segunda-feira (5) pelos atritos protagonizados nas últimas semanas e ambos defenderam a pacificação e a continuidade da agenda de reformas.

“A sinalização que ocorreu consenso entre as lideranças do Congresso e da equipe econômica, ou seja, o teto dos gastos públicos é inegociável, é significativamente positiva, o que já foi antecipado em parte ontem com a redução das taxas de juros no mercado futuro”, destacou a equipe da gestora de fundos JF Trust.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) por sua vez melhorou sua previsão para o PIB do Brasil em 2020 e passou a prever queda um tombo de 5,8%. Em relatório anual que faz sobre a economia do país, destacou, porém, que é fundamental a manutenção do teto de gastos, como também a ampliação das redes de proteção social, em razão dos efeitos da pandemia de coronavírus.

No exterior, o apetite de risco dos investidores melhorou depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou o hospital onde estava internado com Covid-19 e voltou à Casa Branca.

Na Europa, a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, voltou a afirmar que fará o que for necessário para recuperar a economia da região e não descartou lançar novos programas de estímulos, o que contribuía para um maior otimismo nas bolsas internacionais.

Os preços do petróleo eram negociados em alta em meio a interrupções na produção na Noruega e com um novo furacão no Golfo do México.

Maia e Guedes pedem desculpas mútuas por atritos e defendem reformas

Maia e Guedes pedem desculpas mútuas por atritos e defendem reformas

Variação do Ibovespa em 2020 — Foto: G1 Economia

Veja vídeos: últimas notícias de Economia



Fonte: G1