A Capitania dos Portos está dando apoio a uma grande operação de fiscalização na Lagoa de Araruama, que começou na segunda-feira (28/09) e seguiu nesta terça (29/08). O objetivo é observar o cumprimento das regras, garantindo a segurança náutica e evitando a pesca predatória, já que a Lagoa está em período de defeso até o dia 31 de outubro.
Durante a fiscalização, estacas irregulares estão sendo retiradas no Canal Itajuru, em Cabo Frio (Área 1). As estacas podem ser um risco para o trânsito de embarcações. Os fiscais orientam os pescadores a não deixarem petrechos na água, principalmente no período do defeso.
A proibição da pesca durante este período tem o objetivo de garantir a reprodução das espécies. O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João acompanha o trabalho e orienta a comunidade pesqueira para o cumprimento das regras.
Participam da operação a 8ª Unidade de Policiamento Ambiental (Upam) e a guarda integrada da Lagoa composta por agentes ambientais de Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.
Todas as nossas reportagens estão em constante atualização. Quem entender (pessoas físicas, jurídicas ou instituições) que tem o direito de resposta acerca de quaisquer de nossas publicações, por ter sido citado ou relacionado a qualquer tema, pode enviar e-mail a qualquer momento para [email protected]
©Plantão dos Lagos
Fonte: Redação / Plantão
Fotos: divulgação