Guarda Ambiental doa 5kg de camarão pescados ilegalmente para asilo em São Pedro

Giarda Ambiental doa 5kg de camarão pescados ilegalmente para asilo em São Pedro

Uma operação neste domingo (20/09) resultou na apreensão de materiais de pesca e camarão na Lagoa de Araruama. O pescado foi extraído de forma irregular do ecossistema, por conta do período de defeso, que é a proibição da pesca para o período de reprodução das espécies. O defeso vai até o dia 31 de outubro.

Participaram da ação equipes da guardas ambientais de São Pedro da Aldeia, Araruama, Cabo Frio e Iguaba Grande. O flagrante de pesca irregular terminou com a apreensão de  uma troia de aproximadamente 70 metros de comprimento e malhagem 8, além de três redes de arrasto de malhagem 8 e 10.

Também foram apreendidos cerca de 5 Kg de camarão, que foram doados para o asilo Xodó da Vovó, localizado no bairro Balneário, em São Pedro da Aldeia, conforme termo de doação apresentado pela fiscalização.

Quem for flagrado pescando durante o período do defeso tem o material e o pescado apreendidos, e ainda pode responder por crime ambiental.

Seguindo um acordo entre as cinco cidades do entorno da lagoa, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, formulado junto ao Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João, a fiscalização é feita por uma guarda integrada, formada por agentes de todas as cidades.

O Comitê de Bacia também colabora com itens de suporte à fiscalização, como combustível e protetor solar para os fiscais, entre outros.

Todas as nossas reportagens estão em constante atualização. Quem entender (pessoas físicas, jurídicas ou instituições) que tem o direito de resposta acerca de quaisquer de nossas publicações, por ter sido citado ou relacionado a qualquer tema, pode enviar e-mail a qualquer momento para [email protected]

©Plantão dos Lagos
Fonte: ASCOM / CILSJ
Fotos: divulgação