Parte alta do Parque Nacional do Itatiaia reabre para turismo neste sábado




Seis atrativos estão disponíveis na parte de cima da reserva. Protocolo de segurança foi criado para receber os visitantes. Parte Alta do Parque Nacional do Itatiaia
Alessandra Pinheiro/TV Rio Sul
a
A parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, no Sul do Rio de Janeiro, já pode voltar a receber turistas a partir deste sábado (22), com medidas restritivas e um protocolo de normas para evitar o contágio do novo coronavírus. A parte baixa está aberta para visitantes desde 5 de agosto.
O turismo na parte de cima da reserva estava proibida desde o dia 17 de março, por conta da pandemia de Covid-19. Nesta retomada, seis atrativos estão abertos para visitação:
Circuito Cinco Lagos Azul
Pedra do Altar
Pedra da Tartaruga/Maça (máximo de 120 pessoas)
Base das Agulhas Negras
Cachoeira das Flores
Mirante da Antena (máximo de 60 pessoas)
O parque vai funcionar de quarta-feira a domingo, de 8h às 17h, com limite de 250 pessoas por dia. Excursões, ônibus e vans estão proibidos e cada grupo de visitantes deve ter, no máximo, seis pessoas.
Os turistas e funcionários precisam usar máscara e devem respeitar o distanciamento de 2 metros entre cada pessoa. A direção do parque vai disponibilizar álcool 70% nas dependências da reserva, para desinfecção das mãos. Também foram instaladas placas com orientações de prevenção e segurança.
Por conta das medidas de segurança, o camping e o abrigo na parte alta permanecerão fechados. Os atrativos na parte do parque que fica em Minas Gerais também estão proibidos, por conta de decreto mais restritivo que não permite a atividade turística.
Os ingressos para visitação passam a ser vendidos somente pela internet, no site do parque.
O Parque Nacional do Itatiaia existe desde 1937 e tem 30 mil hectares de área, localizados na Serra da Mantiqueira, entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O espaço equivale a 30 mil campos de futebol.
Na reserva podem ser encontradas 400 espécies de animais e 1,5 mil de plantas, além de trilhas e cachoeiras.



Fonte: G1