Precisa usar o carro na quarentena? Saiba como mantê-lo higienizado

Ainda que as principais recomendações de saúde indiquem que as pessoas devam ficar em suas casas até que a situação melhore, há quem não tenha essa possibilidade e precise se deslocar até o trabalho. Esse é o caso dos profissionais de saúde e outros serviços essenciais.

E como forma de tentar conter a propagação do vírus e proteger a sua saúde, o ideal é que se evite utilizar os transportes públicos, priorizando o uso dos veículos particulares para locomoção.

No entanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, os cuidados com o automóvel também são necessários. Ao utilizá-lo para ir ao trabalho, fazer compras ou para outras necessidades, o vírus pode entrar e sobreviver por horas ou dias nas superfícies.

Sendo assim, saiba quais são as recomendações de cuidados para evitar que isso aconteça. Confira!

FAÇA UMA LIMPEZA GERAL PERIÓDICA

Uma das principais dicas para impedir que o seu carro se torne um foco da doença, é higienizá-lo corretamente sempre que possível.

O ideal é que isso seja feito sempre após utilizá-lo, preferencialmente ao chegar em casa. No entanto, sabemos que com a correria do dia a dia, muitas vezes isso não será possível. Portanto, a indicação é que ao menos uma vez na semana você tire um tempo para limpá-lo mais profundamente.

De forma geral, todo o exterior do carro pode ser lavado com água e sabão. Dê uma atenção especial para maçanetas das portas e áreas em que você comumente coloca a mão, como retrovisores e afins.

Para esfregá-lo sem danificar a pintura, você pode utilizar uma esponja macia. Lembre-se sempre de enxaguá-lo corretamente para que nenhum resíduo de produto fique na superfície e acabe manchando o carro.

Já para a parte interna, você deverá usar álcool isopropílico para desinfectar superfícies como o painel, dando ênfase principalmente onde você utiliza mais as mãos, como o volante, botões do painel, freio de mão e o cinto de segurança.

NÃO SE ESQUEÇA DOS BANCOS E CARPETES

Ainda no interior do carro, os bancos, tapetes e carpetes também necessitam de higienização periódica. Essa limpeza pode ser feita com produtos específicos ou soluções de sabão neutro e água.

Para os bancos de tecido, você pode utilizar uma misturinha de 500 ml de água, meia xícara de chá de álcool e uma colher de vinagre branco, aplicando-a com uma flanela para eliminar as bactérias contidas ali.

Já para os bancos com acabamento em couro, recomenda-se que seja feita uma mistura de 500 ml de água com uma colher de detergente líquido de coco, pois o álcool pode danificar o revestimento.

Os tapetes podem (e devem!) ser lavados. Eles só devem ser colocados no veículo após secarem completamente, pois quando ainda úmidos, podem facilitar a proliferação de fungos e bactérias.

MANTENHA UM ÁLCOOL GEL NO VEÍCULO

Para manter o interior do carro sempre higienizado, o ideal é que se tenha sempre à mão um frasco de álcool gel para utilizar ao entrar no veículo, uma vez que lavar as mãos não é uma opção no momento.

Passe-o sempre nas mãos e cotovelos, caso eles estejam expostos. Se possível, utilize um lenço de papel para passá-lo também nas partes de contato após o uso do carro, como volante e botões que você encostou.

NÃO ACUMULE LIXO NO CARRO

Outra recomendação importante para aplicar no dia a dia, principalmente durante este momento em que estamos vivendo: evite acumular lixo no carro, principalmente se houver lenços com secreções.

O ideal é que ele seja removido diariamente e, se possível, trocado a lixeirinha – as famosas sacolinhas – periodicamente.

NÃO UTILIZE O BANCO COMO APOIO

Apesar de ser um hábito muito comum, deve-se também evitar apoiar bolsas, sacolas de supermercado e outros itens no banco do carro.

Isso porque as bactérias podem estar nessas superfícies e passar para o banco do carro, depois para sua roupa e assim sucessivamente.

O correto é que todas as sacolas sejam guardadas no porta-malas do carro e ao chegar em casa, deve-se higienizá-las da mesma forma.

CUIDADOS NO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS

Caso seja necessário transportar algum passageiro, o ideal é que ele siga as mesmas recomendações de higiene: instrua-o para que ele passe álcool gel nas mãos, cubra a boca corretamente ao tossir e espirrar e principalmente, esteja utilizando uma máscara de proteção.

PROTEJA-SE!

Ao seguir todas as recomendações de segurança, você diminui consideravelmente as chances de se infectar com o novo coronavírus.

No entanto, sempre que puder, evite sair de casa sem necessidade, pois isso ajuda também a evitar que outras pessoas sejam contaminadas. Assim, aumenta-se as chances de que tudo volte ao normal logo.

Lembre-se: evite aglomerações e caso tenha algum problema com o seu veículo durante o percurso, não hesite em acionar seu seguro auto para contar com todo o suporte necessário. Estes profissionais estão preparados para atendê-lo, seguindo todas as medidas de saúde durante o isolamento.

©Plantão dos Lagos
Fonte: Redação / Plantão
Fotos: divulgação