A Prefeitura do Rio ampliará neste fim de semana a Operação Verão 25/26 nas zonas Sul e Sudoeste, com novas placas na orla e reforço nas ações de fiscalização. O município também autorizou barraqueiros a utilizarem garrafas de vidro de bebidas destiladas dentro das tendas para preparo de drinks, conforme decreto publicado na quarta-feira. O fechamento da Prainha e de Grumari será retomado com controle de acesso e combate aos flanelinhas.
Copacabana é a primeira região a receber as novas sinalizações com QR Code para regras de uso das praias. Cerca de 200 agentes da Secretaria de Ordem Pública atuarão no bairro fiscalizando ambulantes, barraqueiros e práticas irregulares. Aproximadamente 250 placas serão instaladas ao longo da orla.
O que muda para barraqueiros e pontos fixos?
O novo decreto permite o uso de garrafas originais de vidro para preparo de drinks, desde que atendam exigências sanitárias. A fiscalização ficará a cargo da SEOP e do IVISA-Rio. A medida atualiza as regras dos pontos fixos de comércio na orla.
Na Zona Sudoeste, bloqueios serão implantados para monitorar o fluxo de veículos na Prainha e em Grumari. As áreas contam com cerca de 800 vagas e terão controle de acesso até maio de 2026, sempre das 8h às 15h.
Como será o combate aos flanelinhas?
As ações contra flanelinhas serão intensificadas com uso de drones e condução à delegacia de quem extorquir motoristas. A operação já acumula 394 multas em barraqueiros regularizados e apreensão de mais de duas mil garrafas de vidro.
Desde o início das ações, mais de 12 mil pessoas em situação de rua foram abordadas e centenas de itens irregulares foram apreendidos, incluindo simulacros, armas brancas e materiais entorpecentes. Trinta e quatro pessoas foram levadas para delegacias e seis acabaram presas.
Tupi.FM
