Ubatuba promove o “Avistando 2025” com observação de aves e palestras. Confira como participar: – Notícias das Praias


 

Um programa muito bacana para quem está aproveitando o feriado da Consciência Negra no Litoral Norte Paulista: o Instituto Profauna e o Ubatuba Birds promovem neste sábado, dia 22, o Avistando 2025, um dia de observação de aves e palestras.

A programação começa às 7h30 com um café solidário na escola Semeão, no bairro Taquaral; às 8 horas, tem trilha na Fazenda Angelim; às 11h30, lanche na escola Semeão; às 12h30, palestras com representantes do Instituto Suinã, Profauna e Ubatuba Birds.

Ubatuba

Ubatuba possuí 565 espécies de aves catalogadas e vários locais para observação de pássaros, inclusive, com estrutura para receber observadores e fotógrafos do Brasil e do exterior. A abundância e diversidade de aves é grande no Sertão da Quina, Sertão Folha Seca, na região sul e, também, Fazenda Argelim, no Perequê-Açu.  Na região norte, os pontos ideais de observação ficam no Sertão do Poruba e na Praia da Fazenda.

 

“O Sertão da Folha Seca, na Praia Dura, é referencial mundial na observação de beija flores. O Brasil possui 65 espécies de beija flores, no Sertão da Folha Seca pode-se observar 25 espécies deste tipo de ave”, conta Carlos Rizzo. Ele lembra que se especializou em aves da mata atlântica e que já percorreu todo o litoral entre o Rio Grande do Sul até a Bahia para observar, identificar, fotografar e catalogar as espécies de aves.

A ave símbolo de Ubatuba é o Tangará Dançador(Foto), conforme projeto de lei, de autoria do então vereador Charles Medeiros, aprovado pelo legislativo em 2004. “O Tangará possui as cores da bandeira de Ubatuba e, tem o costume caiçara de dançar”, justificou Medeiros, um dos incentivadores da observação de pássaros no município.

 

Avistando

 

O Avistando ocorrem em vários estados e cidades do Brasil, mais do que um evento de observação de aves, o Avistando é uma ação coletiva pela natureza e pelos territórios.

Motivos:

1️⃣ Fortalece o compromisso com o meio ambiente através da ciência cidadã.
2️⃣ Investe em educação ambiental transformadora.
3️⃣ Incentiva a economia local e o desenvolvimento comunitário.
4️⃣ Gera empregos verdes, apoiando guias e condutores locais.
5️⃣ Apoia a conservação da natureza e a valorização da biodiversidade.

Para tornar a edição de 2025 possível, o Instituto Suinã e a SAVE Brasil estão promovendo um financiamento coletivo. A proposta é fortalecer a educação ambiental, fomentar o turismo de observação de aves e valorizar a biodiversidade local.



Notícias das Praias