Foto-Capa/PMSS: As irmãs caninas Sophie, da raça Poodle, com aproximadamente 15 anos, e Kiara, uma Husky Siberiana com Malamute do Alaska, de 2 anos, foram salvas graças as doações de sangue autorizadas pelos tutores de animais
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e do Pronto Atendimento e Tratamento Animal (PATA), segue realizando até o final deste ano a campanha Sangue Bom pra Cachorro. A iniciativa, idealizada pelo serviço, tem o objetivo de formar um banco de dados com os cães saudáveis aptos a doar sangue.
Após uma avaliação clínica com os veterinários o procedimento de coleta do sangue é realizado. Ao final da doação, o pet recebe um Certificado de Coragem, que é um reconhecimento simbólico por contribuir com a vida de outro cão.

A médica veterinária Myriam Id, responsável técnica pelo PATA, incentiva a doação e explica que as bolsas de sangue podem ser armazenadas por aproximadamente 30 dias. “Por isso, o banco possui um cadastro com os candidatos a doador, para sempre que existir a necessidade de utilização, tenhamos em estoque ou possamos entrar em contato para executar o procedimento”, disse a veterinária.
Na última sexta-feira (14/11), as irmãs caninas Sophie, da raça Poodle, com aproximadamente 15 anos, e Kiara, uma Husky Siberiana com Malamute do Alaska, de 2, foram receber seus certificados e o carinho da equipe humana do PATA, que acompanhou a luta pela vida dos dois cães.
“Sophie estava com uma anemia profunda, ainda está tomando remédios, mas a doação foi essencial, logo após ela já saiu bem”, disse a servidora pública aposentada, Flávia da Conceição, 53, que possui 13 cães. “Tive um surto de gripe canina em casa recentemente, mas agora estão todos bem”, completou Flávia.
E no reencontro com a equipe do PATA não faltou alegria entre as cadelas. “Ela deu trabalho foi para a equipe, pois tudo ela acha que é brincadeira”, relembrou Flávia sobre Kiara, que só se comportou para o seu ‘dia de celebridade’ mediante um petisco canino.
Notícias das Praias


