mulher é presa com arsenal que iria para o Alemão


A Polícia Civil apreendeu, nesta terça-feira (11), um carregamento com 30 pistolas semiautomáticas e 63 carregadores que seguia de São Paulo para o Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio. A operação resultou na prisão em flagrante de Gilmara Barbosa dos Reis Assis, apontada como responsável pelo transporte do material.

A apreensão ocorre em menos de um mês após a megaoperação nos Complexos do Alemão e da Penha, onde as polícias Civil e Militar apreenderam 91 fuzis, 26 pistolas, um revólver, 14 artefatos explosivos e centenas de cartuchos.

Arsenal estava escondido em almofadas dentro de ônibus

As equipes de inteligência monitoravam há semanas possíveis rotas de envio de armas para o Rio. As informações indicaram que o carregamento sairia do bairro do Brás, em São Paulo, com destino ao Rio de Janeiro.

Um ônibus de turismo foi interceptado no Posto Fiscal de Nhangapi, em Itatiaia (RJ). Durante a revista, os agentes encontraram três caixas de papelão com seis almofadas pesadas. Dentro delas, estavam as armas e carregadores embalados.

Investigação aponta ligação com o Comando Vermelho

As investigações indicam que Gilmara teria sido contratada por uma intermediária para levar o arsenal até o Rio, onde um motorista de aplicativo recolheria as caixas e as entregaria no Complexo do Alemão, área controlada pelo Comando Vermelho. A suspeita foi autuada em flagrante por comércio ilegal de armas de fogo.

As investigações continuam para identificar os demais integrantes do esquema responsável pelo transporte e distribuição das armas.

A ação, batizada de Operação Contenção, foi conduzida pela Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (DESARME), em conjunto com a Operação Foco, da Subsecretaria da Casa Civil, e a 17ª DP (São Cristóvão).



Tupi.FM