A primeira edição da Feira Popular Vegana, em junho deste ano, deu tão certo, que a Comunidade
Vegana de Nova Friburgo (Friburgo Vegan) resolveu realizar a segunda edição no dia 15 de novembro (sábado), das 10h às 18h, no espaço anexo (loja) da Usina Cultural Energisa (Praça Pres. Getúlio Vargas, 55 – Centro), com entrada franca. O objetivo dos organizadores é dialogar e apresentar o Veganismo como uma filosofia e estilo de vida, de forma que simpatizantes também possam buscar meios de excluir do seu dia a dia a exploração e a crueldade contra animais, inclusive no que diz respeito a processo de produção e comercialização.
A Usina Cultural, que já é reconhecida com um espaço acolhedor, novamente abre as portas para aqueles que desconhecem o universo vegano, repleto de delícias da gastronomia, cosméticos, produtos de higiene, artesanato, entre outros. “Estaremos lá também para esclarecer que a transição para o veganismo é possível, praticável e prazerosa”, destaca a professora universitária Camila Saporetti, vegana há seis anos e membro da comunidade na cidade.
Para a 2a Feira Popular Vegana, os expositores prometem levar muita comida gostosa, sem qualquer item de origem animal, como: queijos vegetais fermentados, defumados, curados, cremosos e em conserva; bebidas; doces, biscoitos, pães (inclusive de queijo), tortas e bolos sem glúten; casquinha de laranja cristalizada; panetone com e sem recheio; manteiga feita a partir de massa de castanha de caju fermentada; pastas adocicadas de castanha, semelhantes à pasta de amendoim; bolinhos de feijoada, de aipim, de baroa e de grão-de-bico com cogumelo Paris trufado; produtos orgânicos, naturais e sustentáveis; hortaliças orgânicas; produtos processados como frutas secas, doces de corte, molhos, antepastos, geleias, milho de pipoca, flocão de milho, canjiquinha, ervas secas para chás e outros.
Haverá um brechó e 100% do valor arrecadado com as vendas será destinado à causa animal. Já quem curte arte e artesanato, terá moda pet feito à mão, bolsas, mochilas, carteiras, necessaires, ecobags, peças feitas com reaproveitamento de madeira, um sebo de livros e discos de vinil, itens de decoração feitos de biscuit e cerâmica fria, pinturas em madeira, vasos e pratos de barro. E, claro, não poderiam faltar os cosméticos e produtos de higiene totalmente naturais e artesanais.
A Friburgo Vegan, organizadora do evento, venderá copos, bottons, ecobags e livros temáticos.A Feira Popular Vegana é uma realização da Friburgo Vegan (NF), tendo como parceria a Sequoia Alimentos (Magé/RJ), o Espaço Corpo Ativo Ganesha (NF) e a Macacu Veg (Cachoeiras de Macacu); o apoio cultural do Instituto Energia e Usina Cultural de Nova Friburgo, por meio do Edital de Ocupação de Espaços Culturais geridos pelo Instituto; e apoio da Selva Vegana (NF), Nirvana na Cozinha (NF), Lubavas Xerox (NF), Céu Coletivo Cultural (NF) e na Rede com Scheila (NF).
Expositores: Selva Vegana, Verdeais, Sweet Vegan, Macacu Veg, Nova Fitt Bakery, ComCiênciaViva, Bento & Fios, Raphaela Carmela, Nutrir sem glúten e sem lactose, Vogas Comercial, Devir Vegano, Arte em Mury, Use Brechó, Buteco Carioca Petiscos, Céu Coletivo Cultural, Armazém Manjericão, Primícias do Campo – SPG Aurora Serrana, Arteria e Equilibrio das Ervas.
Comunidade Vegana de Nova Friburgo
Em janeiro de 2024, cinco pessoas se reuniram pela primeira vez, cada uma levando no peito um motivo, uma causa, uma dor, um sonho. E mesmo sem saber, estavam ali criando algo muito maior: um espaço de acolhimento, um encontro de almas, uma comunidade. Desde então, a Friburgo Vegan cresceu, em afeto, em trocas, em vozes que não se sentem mais sozinhas.
Uma vez por mês, a Comunidade Vegana de Nova Friburgo realiza o VegNic, no espaço SustentArp, e atrai mais e mais pessoas a cada edição, demonstrando que quem se preocupa com a causa animal não está só, que resistir juntos é mais leve e de que compartilhar alimento também é compartilhar cuidado pelo ser humano, pelos animais e pelo planeta.
A Friburgo Vegan possui uma comunidade no WhatsApp com mais de 100 pessoas, que participam de grupos temáticos: VegNic, Gastronomia, Comunicação Não Violenta, Compras Coletivas, Vendas e Anúncios, Saúde Integral, Estudos, Cachorragens, Ações Educacionais, Cultura e Eventos, Sociedade Vegetariana Brasileira, VegMove (caminhadas e corridas) e Friburgo Vegan (geral). No Instagram @friburgovegan há mais de 700 seguidores e este número aumenta a cada dia.
Jornal da Região



