Flamengo na final da Liberta? Razões para confiar e desconfiar


Torcida do Flamengo no Maracanã no jogo de ida da semifinal
Adriano Fontes/Flamengo

Torcida do Flamengo no Maracanã no jogo de ida da semifinal

O Flamengo chega para partida decisiva contra o Racing, na semifinal da Libertadores, com a vantagem no placar, mas sem total tranquilidade. A vitória por 1 a 0 no Maracanã deixou o time de Filipe Luís a um empate da classificação para mais uma final continental. Agora, a missão é segurar o resultado em um ambiente hostil: o El Cilindro, em Avellaneda.

Apesar da vantagem, a confiança da torcida rubro-negra está dividida. De um lado, o elenco repleto de estrelas e o peso da camisa na competição. Do outro, o cansaço, os desfalques e o clima pesado que o Flamengo encontrará na Argentina.

Veja os motivos que alimentam a esperança de ver o Flamengo na final da Libertadores 2025.

Elenco estrelado e decisões no DNA

Mesmo com altos e baixos na temporada, o Flamengo mantém um dos elencos mais fortes do continente, repleta de jogadores acostumados a jogos grandes na Europa, como Jorginho e Saúl.

Além disso, Arrascaeta vive sua fase mais artilheira da carreira e tem sido decisivo. Foi assim na vitória sobre o Palmeiras, pelo Brasileirão, por exemplo. Quem também cresce na “hora H” é Carrascal, autor do gol da vitória sobre o Racing no confronto de ida. A experiência de jogadores acostumados a partidas como essa também reforça a confiança do torcedor.

Histórico favorável em semifinais de Libertadores

Sempre que venceu o jogo de ida da semifinal, como aconteceu nesta edição, o Flamengo garantiu a vaga na grande final. Em 2021, contra o Olímpia-PAR, e em 2022, diante do Vélez Sarsfield-ARG, o Mengão venceu a primeira partida, sempre disputada nos campos dos adversários.

No ano do título de 2019, a semifinal foi diante do Grêmio. Apesar de não ter vencido o confronto em Porto Alegre (empate por 1 x 1), aplicou uma goleada histórica por 5 x 0 para carimbar a classificação.

Rossi pegador de pênaltis

Apesar de não ser unanimidade entre os torcedores, Rossi tem crescido em jogos decisivos, com defesas fundamentais para ajudar o Flamengo a vencer, como foi diante do Racing, no Maracanã.

Outro ponto forte do goleiro argentino está nas penalidades máximas. Caso o duelo seja decidido nos pênaltis, Rossi tem um belo histórico a seu favor para passar tranquilidade à nação rubro-negra.

Diante do Estudiantes-ARG, nas quartas de final, o camisa 1 defendeu duas cobranças. Analisando os números desde que chegou ao Flamengo, em 2023, Rossi defendeu oito das 21 cobranças que teve que encarar.

Vaga para a final bem encaminhada?

Apesar de precisar apenas de um empate para avançar, nem tudo são flores às vésperas do principal jogo do ano para o Flamengo. Filipe Luís parece ter em mãos um elenco cansado, sem falar em jogadores importantes que vivem momentos ruins, ou que estão entregues ao departamento médico.

Abaixo, veja três motivos que deixam o rubro-negro com desconfiança no elenco antes do duelo desta quarta-feira (29).

Pedro lesionado e ataque em xeque

O principal desfalque do Flamengo é o atacante Pedro, um dos principais motivos de apreensão. O artilheiro, com uma lesão no ombro, deixa uma lacuna difícil de preencher no sistema ofensivo.

Bruno Henrique vive fase irregular, e Gonzalo Plata ainda não convenceu atuando como referência. Samuel Lino, contratado para resolver o problema na ausência do 9, também não conseguiu embalar. Sem Pedro, não restam dúvidas que o Flamengo é um time menos letal.

Elenco desgastado e derrota para o Fortaleza

O ritmo intenso da temporada começa a cobrar seu preço. O Flamengo vem de uma sequência pesada de jogos entre decisões na Libertadores e confrontos diretos no Brasileirão. Para piorar, no último sábado, quando encarou o Fortaleza, até então o penúltimo colocado, com a chance de disparar na liderança, foi derrotado.

O resultado expôs o cansaço do time titular apenas três dias antes do reencontro com o Racing. A exigência física da semifinal na Argentina pode se tornar um desafio extra, especialmente diante de um adversário que costuma imprimir alta intensidade em casa.

Pressão em Avellaneda

O El Cilindro promete um ambiente ensurdecedor. A torcida do Racing costuma transformar o estádio em um verdadeiro caldeirão, algo que o Flamengo já sentiu em outras ocasiões.

Foi assim na derrota para o Estudiantes nas quartas de final, que quase complicou a classificação. O clima hostil e o campo pesado tornam o duelo ainda mais desafiador para quem precisa defender uma vantagem mínima.



Portal IG