João Fonseca brilha onde nasceu Federer


João Fonseca conquistou o ATP 500 da Basiléia
Reprodução/Instagram swissindoorsbasel_official

João Fonseca conquistou o ATP 500 da Basiléia

A Basileia, onde o prodígio João Fonseca conquistou o título do ATP 500 neste domingo (26), é uma importante cidade da Suíça onde nasceu ninguém menos que a lenda do tênis Roger Federer. Com o primeiro título para o Brasil nesse nível, a bela cidade entrou para história do tênis brasileiro, por isso agora já pode ser apelidada de “Brasileia”.

“Federer-lândia”

A Basileia — ou “Brasileia” — é uma cidade de cartão postal, que fica na tríplice fronteira entre a Suíça, França e Alemanha, onde ficam as sedes de várias multinacionais, principalmente do setor farmacêutico. Mas para os fãs do tênis, a Basileia é simplesmente a cidade onde nasceu o ex-número 1 Roger Federer, um dos maiores tenistas de todos os tempos.

Não por acaso, Federer também é o maior vencedor disparado na Basileia, conquistando incríveis 10 títulos, entre 2006 e 2009. Curiosamente, o supercampeão havia perdido antes duas finais na sua cidade-natal, a primeira delas com 19 anos e 2 meses — exatamente a mesma idade que João. Na lista de campeões da competição também estão outras lendas como Bjorn Borg, Ivan Lendl, Boris Becker e Pete Sampras.

Encontro “pé quente”

Os fãs brasileiros vão se lembrar do encontro recente entre João e Federer. Às vésperas da Laver Cup, que tem Federer como sócio e idealizador, o novo ídolo brasileiro teve seu momento para tietar e receber conselhos do tenista que ganhou 20 títulos do Grand Slam.

O encontro aconteceu exatamente 40 dias antes da conquista histórica na cidade onde o ídolo internacional nasceu.

Brasileiro se dá bem na Suíça

Curiosamente, o tênis brasileiro costuma se dar muito bem na Suíça. Tanto que ganhamos quatro dos nossos últimos seis títulos nesse pequeno país da Europa, conhecido pelas belezas naturais e altíssimo índice de desenvolvimento social e econômico.

O último título da ATP, antes da era João Fonseca, foi ganho por Thomaz Bellucci em Genebra, em 2015. Antes disso, o mesmo Bellucci, segundo tenista melhor ranqueado da história do país, havia levantado dois troféus em Gstaad, em 2009 e 2011, cidade que fica mais perto das fronteiras com a Itália e a França.

Segundo campeão mais novo

Com a vitória histórica sobre Alejandro Davidovich Fokina, o brasileiro de apenas 19 anos se tornou o segundo mais jovem campeão de torneios ATP 500 — criados em 2009 —, só atrás de Carlos Alcaraz. O espanhol nº 1 do mundo venceu pela primeira vez justamente na terra de João Fonseca, meses antes de completar 19 anos, no Rio Open de 2022.

Para os mais supersticiosos, Federer ganhou três vezes o Masters 1000 de Madri, onde nasceMais uma pequena coincidência que pode ser encarada como um elo entre Federer, Alcaraz e João Fonseca — passado, presente e o futuro do tênis mundial.

Agora é top-30

Com o título mais importante da carreira, João Fonseca vai ser o nº 28 do mundo no ranking da ATP, se consagrando como o quinto melhor tenista brasileiro de todos os tempos — pelo menos por enquanto. É a melhor posição de um brasileiro entre os tenistas profissionais desde 2011, quando Thomaz Bellucci atingiu a mesma posição.

A jovem promessa tem agora a quinta posição da história do tênis masculino. Ele ultrapassou de uma vez só lendas brasileiras que desbravaram o circuito, caso de Carlos Alberto Kirmayr, Jayme Oncins, Marcos Hocevar e Luiz Mattar. À sua frente estão apenas Gustavo Kuerten, Thomaz Bellucci, Thomaz Koch e Fernando Meligeni.



Portal IG