João Fonseca iguala marcas de Federer e Djokovic; entenda


João Fonseca com troféu do ATP 500 da Basileia
Reprodução/Instagram atptour

João Fonseca com troféu do ATP 500 da Basileia

João Fonseca mostra a cada dia que passa o porque de ser visto como um das caras do futuro do tênis. O brasileiro conquistou o primeiro ATP 500, da Basileia, neste domingo (26). Se não bastasse o título inédito, ele também igualou marcas impressionantes de duas lendas do esporte, Roger Federer e Novak Djokovic.

Assim como o suíco e sérvio, além de Andy Murray, João entrou para o top-30 do ranking ATP — está na 28ª posição — com 19 anos e dois meses de idade. E superou o grande ídolo na competição de sua terra natal.

Federer também havia chegado à final do torneio na Basileia, cidade onde nasceu, com essa idade. Mas acabou derrotado na última partida. Ele só foi conquistá-lo seis anos depois, o primeiro de incríveis dez.

João Fonseca se emociona muito com título

Resonsável pelo maior título de um brasileiro desde Guga Kuerten, quando venceu o Masters  1000 de Cincinnati — há 24 anos —, o jovem tenista não poupou as demonstrações de emoção com o maior troféu da curta carreira nas mãos. João Fonseca homegeou a mãe, além de afirmar que iria raspar a cabeça para cumprir promessa feita em caso de título.

“Foi minha primeira final de 500, espero que não seja a última. Foi um prazer jogar aqui. Foi minha primeira vez, com certeza não vai ser a última. Eu via o Roger Federer jogar aqui, acho que ele ganhou 10 vezes. É louco que em todo lugar que vou tem um brasileiro gritando meu nome. É um prazer representar o Brasil. Obrigado a todos que torceram por mim”, disse Fonseca.



Portal IG