
Jhon Arias atua pelo Wolverhamptom, da Inglaterra
O início da trajetória de Jhon Arias no futebol inglês tem sido difícil dentro das quatro das quatro linhas. O Wolverhampton é o lanterna da Premier League, com dois empates, cinco derrotas e nenhuma vitória em sete rodadas disputadas. Para o jogador – campeão da Libertadores de 2023 com o Fluminense –, todas estas dificuldades em uma nova liga já estavam previstas.
“Estava consciente que atingir a maior liga do mundo ia exigir um tempo de adaptação e condicionamento. É um futebol totalmente diferente do Brasil. Tem sido um começo de temporada difícil. Estou acelerando os processos para começar a fazer as coisas mudarem. A Premier League é ideal para mim. É uma liga muito mais rápida, intensa e física. É um bom lugar para crescer”, disse Arias em entrevista ao programa de televisão colombiano La Hinchada Grita.
No clube inglês, o ídolo tricolor conta com o suporte de diversos jogadores que falam português, algo que sem dúvida alguma ajuda na adaptação. Em seu elenco, os Wolves têm os portugueses José Sá (goleiro), Toti (zagueiro), Mateus Mané, Rodrigo Gomes (meia), os brasileiros João Gomes (meia) e André (meia). Ainda tem o compatriota Yerson Mosquera (zagueiro) e o espanhol Hugo Bueno (lateral). O treinador é o português Vítor Pereira.
“Há uma diversidade cultural grande, o que ajuda bastante. Eles [todos no clube] me trataram muito bem, desde a chegada. Apostaram em mim no Brasil e sabem tudo o que posso contribuir na Inglaterra”, analisou o meia.
Troca de posição
Durante os quase cinco anos em que defendeu o tricolor das Laranjeiras, Jhon Arias se destacou jogando na ala, na lateral do campo. Na Inglaterra, no começo de passagem, ele até atuava nesta função, mas também já foi escalado por dentro, assim como acontece na seleção colombiana.
“No Fluminense, eu jogava mais como ala. Aqui é mais por dentro. Tampouco me deixa desconfortável, mas é claramente diferente. Eu trato de me adaptar. Sei que no final sou um dos maiores beneficiados, me tornando um jogador mais completo”, concluiu.
Arias tem sete jogos pelo Wolverhampton, sem nenhum gol marcado e nenhuma assistência dada. Ele foi titular em seis jogos. Para contratá-lo, os ingleses desembolsaram 22 milhões de euros, o que dá aproximadamente R$142 milhões, por 90% dos direitos do atleta. O contrato é de quatro anos e vai até 30 de junho de 2029.
Arias fora da Data FIFA
São boas as chances de Arias estar presente na próxima Copa do Mundo, em 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México. Ele é frequentemente convocado. No entanto, para a atual Data FIFA, nos amistosos diante de México e Canadá, nos dias 11 e 14 de outubro, respectivamente, o meia ficou de fora.
Ao que tudo indica, a ausência foi motivada apenas por opção do treinador, já que o atleta está em processo de adaptação no novo clube.
Portal IG


