
Site da FIA sofre ataque hacker e dados de pilotos são expostos
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou nesta quinta-feira (23) que foi alvo de um ciberataque que expôs dados pessoais de milhares de pilotos, entre eles o tetracampeão mundial de Fórmula 1 Max Verstappen.
O incidente, ocorrido durante o verão do hemisfério norte, foi divulgado em um comunicado oficial publicado pela entidade antes do Grande Prêmio do México. De acordo com a FIA, medidas imediatas foram tomadas para proteger os dados e as autoridades competentes de proteção de dados foram notificadas.
A invasão foi realizada por três hackers, que afirmaram ter descoberto a vulnerabilidade no site de categorização de pilotos da entidade, plataforma onde competidores profissionais registram seus históricos e documentos. Segundo o hacker identificado como Nagli, a ação teria começado como um “ teste de curiosidade” no sistema da federação.
O grupo confirmou que conseguiu acessar documentos sensíveis, incluindo o passaporte de Max Verstappen, mas garantiu que nenhum arquivo foi baixado ou compartilhado. Após o acesso, os hackers informaram à FIA sobre a falha de segurança, que, segundo eles, já está sendo corrigida.
Em nota, a entidade explicou: “A FIA tomou conhecimento de um incidente cibernético envolvendo o site de categorização de pilotos da FIA durante o verão. Medidas imediatas foram tomadas para proteger os dados dos pilotos, e a FIA relatou essa questão às autoridades de proteção de dados competentes, de acordo com suas obrigações. A entidade também notificou o pequeno número de pilotos afetados.”
A federação reforçou ainda que nenhuma outra plataforma digital foi afetada e que investiu amplamente em segurança cibernética.
“A FIA implementa medidas de segurança de dados de classe mundial e aplica uma política de segurança desde a concepção em todas as novas iniciativas digitais” , concluiu a nota.
Portal IG


