O Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (CEBIMar/USP), Rodovia Doutor Manoel Hipólito do Rego, km. 131,5 – na Pitangueiras, região sul de São Sebastião, ganhou um novo espaço dedicado à divulgação científica e à valorização da vida marinha. O Espaço de Educação Ambiental do CEBIMar/USP é resultado de uma parceria técnico-científica entre o Aquário de Ubatuba, o CEBIMar/USP e a Terramare Consultoria, Projeto e Construção de Aquários Ltda.
O Centro de Biologia Marinha localizado na praia do Cabelo Gordo, é um instituto especializado da USP dedicado exclusivamente ao estudo da biologia marinha. Com instalações à beira-mar, oferece infraestrutura adequada (laboratórios com água do mar corrente, tanques para manutenção de organismos vivos, salas de aula, refeitório, biblioteca especializada, alojamento e auditório) para o desenvolvimento de diversos projetos de pesquisa e cursos e disciplinas de nível superior e de extensão universitária.
Além de atender a demandas de pesquisadores e professores de seu próprio quadro, de outras unidades da USP, de outras universidades (estaduais, federais ou particulares) e de diversos institutos de pesquisa, o Cebimar promove visitas monitoradas para escolas e estudantes.
Com cerca de 12 x 12 metros, o ambiente foi projetado para proporcionar uma experiência educativa imersiva. O público poderá conhecer de perto a biodiversidade marinha por meio de tanques de observação, aquários, estação planctônica e materiais lúdico-pedagógicos sobre as pesquisas e a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos.
A Terramare, empresa criada pelo Aquário de Ubatuba e especializada em projetos e construções de aquários e espaços de educação ambiental, foi responsável pelo projeto arquitetônico e técnico, incluindo o desenvolvimento dos sistemas de filtragem e circulação de água, além do acompanhamento técnico da obra.
.
Segundo Hugo Gallo Neto, diretor do Aquário de Ubatuba e diretor técnico da Terramare: “Esta parceria une ciência, educação e arquitetura a serviço da conservação marinha. O novo espaço amplia o diálogo entre o CEBIMar e a sociedade, aproximando o público da pesquisa científica de maneira acessível e inspiradora.”
“Essa parceria reforça o compromisso do Aquário de Ubatuba em atuar como um elo entre a comunidade científica e a sociedade civil, promovendo a conservação dos oceanos e o respeito à vida marinha”, destacou Gallo.
Notícias das Praias