A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e em parceria com a Secretaria de Educação, realizou, na última semana, uma votação especial entre os alunos da rede municipal de ensino para escolher o nome oficial da mascote da Defesa Civil – o simpático Papagaio Moleiro, ave símbolo do arquipélago.
A ação, que envolveu centenas de estudantes, teve como objetivo incentivar a participação das crianças em temas relacionados à prevenção, segurança e cidadania, de forma lúdica e educativa.
Durante a votação, três nomes foram apresentados: Tony Prevenido, Zeca Alerta e Sargento Seguro. A disputa foi acirrada, mas o nome Zeca Alerta foi o escolhido com mais de 60% dos votos.
De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil, a mascote seráporta-voz das ações educativas promovidas nas escolas e ajudará a transmitir mensagens sobre segurança, cuidado com o meio ambiente e atitudes preventivas diante de situações de risco.
Aves
Ilhabela possui mais de 390 espécies de aves catalogadas, um número que a torna um destino de referência para observação de aves (birdwatching). A ave símbolo de Ilhabela é o papagaio-moleiro (Amazona farinosa), uma espécie de papagaio grande e de plumagem verde com pó branco, escolhida por voto popular em 2015 para representar a rica biodiversidade da ilha. O papagaio-moleiro é um dos maiores papagaios do Brasil e, apesar de estar criticamente ameaçado de extinção no estado de São Paulo, é avistado em grande número em Ilhabela, onde se alimenta de frutas locais.
A cidade possui 85% de área preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela, considerado Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela UNESCO e Área Importante para a Conservação das Aves, pela Birdlife International. O arquipélago abriga as dez maiores montanhas insulares do país, com picos que ultrapassam 1.300 metros de altura, oferecendo múltiplos ambientes e uma rica avifauna com mais de 390 espécies registradas.
Entre elas destacam-se o papagaio-moleiro, o araçari-poca e espécies raras como a jacutinga, o macuco, a coruja-preta, a saíra-sapucaia e o gavião-de-penacho. Ilhabela também permite o avistamento de aves marinhas como o trinta-réis-de-bico-vermelho, e o trinta-réis-real.
Notícias das Praias