
Flamengo e Palmeiras se enfrentam em confronto decisivo pelo Campeonato Brasileiro
No momento mais quente da recente rivalidade interestadual, Flamengo e Palmeiras farão um confronto direto na luta pelo título da edição de 2025 do Brasileirão no próximo domingo (19), no Maracanã.
O duelo entre os principais protagonistas do futebol nacional nos últimos anos é marcado por diversas polêmicas e discussões acaloradas sobre arbitragem. Relembre abaixo seis controvérsias recentes em partidas disputadas entre Flamengo e Palmeiras:
1) Pênalti cometido por Murillo em Arrascaeta – 1º turno do Brasileirão de 2025

Pênalti cometido por Murillo em Arrascaeta, no primeiro turno do Brasileirão de 2025
Começamos a lista com o lance mais recente da rivalidade. Aos 23 minutos do segundo tempo do último duelo entre as equipes, realizado em maio deste ano, pelo Campeonato Brasileiro, a cabine do VAR recomendou a Ramon Abatti Abel uma revisão pelo possível pênalti de Murillo em Giorgian de Arrascaeta.
Após analisar o lance com o auxílio do vídeo, o árbitro principal da partida entendeu que o puxão do defensor foi o suficiente para impedir a passagem e derrubar o uruguaio. Na cobrança, o meia bateu Weverton e abriu o placar.
Nas redes sociais, muitos torcedores alviverdes reclamaram da marcação, afirmando que Arrascaeta se jogou no gramado ao sentir o leve toque de Murillo em sua barriga.
2) Pênalti marcado no toque no braço de Varela – 1º turno do Brasileirão de 2025

Pênalti cometido por Varela, no primeiro turno do Brasileirão de 2025
Anteriormente na mesma partida, foi a torcida do Flamengo que ficou furiosa com um pênalti assinalado. Aos 10 minutos da etapa inicial, Facundo Torres viu seu cruzamento desviar no braço de Guillermo Varela e ir à linha de fundo. Mesmo com a dúvida sobre a posição do lateral uruguaio (dentro ou fora da área), Ramon Abatti Abel marcou a penalidade máxima.
A cabine do VAR entendeu que o defensor estava fora da área, mas Ramon não concordou com a visão dos auxiliares, mantendo a decisão de campo mesmo após revisão.
Ao contrário de Arrascaeta, Piquerez perdeu a oportunidade de inaugurar o marcador, parando em uma bela defesa de Agustín Rossi, especialista em pegar pênaltis.
3) Agressão de Erick Pulgar em Richard Ríos – 2º turno do Brasileirão de 2024

Agressão de Pulgar a Richard Ríos, no segundo turno do Brasileirão de 2024
No início do segundo turno da última edição do Campeonato Brasileiro, Flamengo e Palmeiras se enfrentaram no Maracanã, em jogo crucial na busca pelo líder Botafogo.
Logo no começo do duelo, com o placar ainda sem gols, Erick Pulgar se envolveu em uma disputa sem bola com Richard Ríos, agora no Benfica, e acertou um soco no rosto do colombiano.
Wilton Pereira Sampaio, árbitro que comandou a partida e irá apitar o próximo confronto, entendeu que o lance era passível de aplicação do cartão amarelo para o volante chileno, não expulsando o jogador.
Na ocasião, o Flamengo abriu o placar na reta final do segundo tempo, com Giorgian de Arrascaeta, mas sofreu o empate no gol marcado pelo jovem atacante Luighi.
4) Pênalti não dado no toque na mão de Murillo – Copa do Brasil de 2024

Pênalti não marcado no toque da mão do Murillo, na Copa do Brasil de 2024
Flamengo e Palmeiras se enfrentaram nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2024, em um confronto considerado por muitos como a final antecipada do torneio.
No jogo de ida, vitória tranquila para o time comandado pelo técnico Tite, por 2 a 0. Já na volta, o Verdão impôs a tradicional pressão inicial no Allianz Parque, abrindo o placar logo aos oito minutos, com Vitor Reis, que atualmente pertence ao Manchester City.
Com uma intensidade menor, a pressão seguiu, mas o Flamengo conseguia sair e criar boas oportunidades para igualar o marcador, e assim, encaminhar a classificação.
Aos 20 minutos do segundo tempo, um bate e rebate deixaria Pedro sozinho para finalizar sem marcação, de voleio, mas a bola acabou atingindo o braço aberto de Murillo, que impediu a chance clara.
Após uma curta discussão, a cabine do VAR não recomendou a revisão de vídeo para Anderson Daronco, dono do apito na noite.
Sem o gol que aliviaria sua situação, o Flamengo viu o Palmeiras estufar as redes mais uma vez naquela partida, quando, aos 23 minutos da etapa final, Flaco Lopez subiu sozinho e cabeceou o cruzamento perfeito de Gabriel Menino. No entanto, em mais um lance polêmico, o gol foi anulado por um impedimento muito ajustado.
A equipe rubro-negra segurou a vantagem mínima, avançou às quartas de final e, eventualmente, conquistou o título da Copa do Brasil ao derrotar o Atlético Mineiro na grande decisão.
5) Pênalti não dado de Richard Ríos em Everton Ribeiro – 1º turno do Brasileirão de 2023

Pênalti não marcado de Richard Ríos em Éverton Ribeiro, no 1º turno do Brasileirão de 2023
Assim como em 2024, Palmeiras e Flamengo se enfrentaram na edição anterior do Campeonato Brasileiro em busca de uma aproximação ao Botafogo, que liderava a competição de forma tranquila.
Na partida do primeiro turno, o Palmeiras começou muito melhor do que seu adversário, abrindo o placar com Dudu e tendo diversas chances claras para ampliar a conta ainda na etapa inicial.
Apesar disso, o Flamengo voltou superior para o segundo tempo, com algumas alterações que mudaram o rumo da partida. Em meio a este domínio, aos 32 minutos da metade final, Gerson lançou Éverton Ribeiro, que sairia sozinho na lateral da área caso não fosse derrubado por Richard Ríos.
Ramon Abatti Abel entendeu no campo que o tranco dado pelo meio-campista colombiano foi um “contato de jogo”. Os auxiliares presentes no VAR concordaram com a visão, e assim, recomendaram o reinício do duelo.
Pouco tempo depois do polêmico lance, o Flamengo empatou o confronto, com Giorgian de Arrascaeta.
6) Pênalti não marcado no empurrão de Vidal em Gustavo Gómez – 1º turno do Brasileirão de 2022

Disputa de bola entre Vidal e Gustavo Gómez, no primeiro turno do Brasileirão de 2022
Disparado na liderança do Campeonato Brasileiro de 2022 antes da disputa da 22ª rodada, o Palmeiras enfrentava o seu concorrente mais perigoso no Allianz Parque: o Flamengo.
Buscando iniciar uma possível recuperação no início do segundo turno, o Rubro-Negro tinha a difícil missão de derrotar o Verdão em São Paulo, e começou bem, marcando o primeiro do jogo ainda na etapa inicial, com Vitor Hugo.
Apesar disso, o Verdão fez um segundo tempo eletrizante e, aos 21 minutos, empatou o confronto, com um golaço de fora da área de Raphael Veiga.
A pressão seguiu, e o clube paulista teria uma chance de ouro de virar a partida no último minuto de jogo, caso o árbitro marcasse pênalti de Vidal em Gustavo Gómez.
Dentro da área rival, o zagueiro paraguaio visava disputar a bola no alto, mas foi deslocado por um encontrão do meio-campista chileno, que permitiu ao goleiro Santos afastar a bola com tranquilidade.
Ramon Abatti Abel, árbitro principal do encontro, estava de frente para o lance e mandou Gustavo Gómez se levantar imediatamente.
Portal IG