
Istvan Kovacs faz comemoração proibida na vitória da Albânia sobre a Sérvia
A Albânia conquistou uma vitória enorme no clássico mais tenso da Europa. No último sábado (11), superou a Sérvia por 1 a 0 na casa do rival, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A grande imagem do último embate, da “comemoração proibida”, ajuda a entender a inimosidade entre as seleções.
Autor do único gol do jogo, Rey Manaj celebrou com representação da águia albanesa feita pelas próprias mãos. O símbolo está no centro da bandeira do país. O atacante, que teve passagem apagada pelo Barcelona, recebeu cartão amarelo pela ação. E pode receber punições mais severas futuramente.
Albânia e Sérvia em lados opostos sobre Kosovo
A polêmica comemoração está diretamente associdada ao conflito histórico entre os adversários, causada pelas discordâncias em relação a Kosovo, que neste momento está indo para repescagem das Eliminatórias — é o vice-líder do Grupo B.
O território é reconhecido como país por 108 dos 193 membros da ONU, entre eles a Albânia, com quem divide traços culturais e históricos. A Sérvia, por outro lado, não o reconhece como independente.
O gesto de Manaj é considerado uma reinvidição política sobre o caso e não foi feito na última vitória por acaso: Antes do início da partida, os sérvios nas arquibancadas gritaram frases como “Kosovo é da Sérvia”.
Comemoração gerou polêmica na Copa da Rússia
O comemoração já havia roubado a cena na Copa do Mundo de 2018, desta vez partindo dos suiços, na vitória de 2 a 1 sobre a Sérvia. Granit Xhaka e Sherdan Shaqiri, jogadores de origem kosovar, comemoraram seus gols com o gesto.
A Fifa foi pressionada pelos dirigentes sérvios a fazer alguma coisa a respeito do acontecimento. No entanto, a entidade descartou qualquer suspensão aos jogadores e os puniu “apenas” com uma multa de 10 mil dólares.
Brasileiro pode levar Albânia à primeira Copa
Com a vitória do Dérbi Balcânico, a seleção albanesa manteve vivo o sonho de disputar a primeira Copa do Mundo. A equipe comandada por Sylvinho é o segundo do Grupo K e abriu quatro pontos sobre a terceira colocada Sérvia.
O brasileiro não terá mais compromissos com a Albânia nesta Data Fifa. Os dois últimos jogos pela primeira fase competição serão contra Andorra (13) e Inglaterra (16).
Portal IG