Ramon Rocha Queiroz, o Dino, fez história na noite deste sábado (11) e se tornou o primeiro atleta brasileiro da história a vencer o Olympia –maior campeonato do fisiculturismo mundial– em uma categoria masculina.
O fisiculturista brasileiro de 30 anos foi campeão do torneio na divisão Classic Physique, que era dominada por Chris Bumstead até o ano passado. Para conquistar o título, ele bateu adversários como Terrence Ruffin e Mike Sommerfeld, que ficaram com a segunda e a terceira colocação, respectivamente.
Anteriormente, Dino já havia batido na trave duas vezes. Nas edições de 2022 e de 2023 do Olympia, o atleta ficou com o vice-campeonato. Suas outras participações na competição incluem um quinto lugar em 2021 e um quarto lugar em 2024.
Além do acriano, representaram o Brasil na Classic Physique do Olympia 2025 Matheus Menegate, Fábio Junio, Eric Wildberger, Kenny Moreira e Marcello De Angelis.
“Sonhei com isso por muito tempo, trabalhamos muito por isso. Obrigado à minha família e a Deus”, disse Dino em inglês durante entrevista a Bob Cicherillo, apresentador do evento, após o título.
Nesta divisão, os árbitros pedem atletas mais proporcionais e simétricos. O que faz com que atletas com essas características se enquadrem na categoria é o limite de peso, definido pela altura dos próprios fisiculturistas.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Folha de S.Paulo