Dia do Engenheiro Agrônomo: Secretaria de Estado de Agricultura destaca o trabalho da Defesa Sanitária Vegetal


No próximo domingo, dia 12 de outubro, é comemorado o Dia do Engenheiro Agrônomo, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento homenageia os profissionais que, com conhecimento técnico e dedicação, atuam diariamente para assegurar a sanidade das lavouras e a sustentabilidade da produção agrícola no Rio de Janeiro.

Entre as áreas essenciais da pasta, a Coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal se destaca pela atuação preventiva e permanente em todo o território fluminense. O trabalho é voltado à vigilância e ao controle de pragas, à fiscalização do uso de agrotóxicos e ao fortalecimento de boas práticas agrícolas que garantem qualidade e segurança aos alimentos produzidos no estado.

– O trabalho dos agrônomos e da equipe de Defesa Vegetal é fundamental para proteger nossas lavouras, manter a competitividade da agricultura fluminense e garantir alimentos de qualidade para a população – destacou o secretário de Agricultura, Dr. Flávio.

O Serviço de Defesa Sanitária Vegetal também coordena programas e projetos que monitoram pragas de notificação compulsória, controlam o trânsito de vegetais e partes de vegetais entre estados, e desenvolvem ações de educação sanitária, em parceria com produtores rurais, instituições de pesquisa e entidades do setor.

– Nosso foco é agir de forma técnica e integrada para preservar o patrimônio vegetal do estado e garantir a sustentabilidade da produção agrícola. A prevenção é a melhor forma de proteger nossas culturas e apoiar o desenvolvimento do agro fluminense – ressaltou o coordenador da Coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal, Ilso Lopes.

Conheça a Coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal

Presente em todas as regiões do estado, a Defesa Sanitária Vegetal atua de forma integrada com técnicos, pesquisadores e produtores, garantindo a sanidade das lavouras e a segurança do alimento que chega à mesa dos fluminenses.

As ações são essenciais e estratégicas para garantir a sanidade das culturas, assegurando produtividade, sustentabilidade e o desenvolvimento do setor agrícola do estado do Rio de Janeiro.

Entre as principais atribuições da Defesa Vegetal estão:
• Executar programas e projetos de controle e convivência com pragas;
• Levantar, mapear e monitorar a incidência de pragas de notificação compulsória;
• Exercer o controle do trânsito inter e intraestadual de vegetais, partes de vegetais e mudas;
• Cadastrar e fiscalizar o uso de agrotóxicos e coordenar ações para destinação adequada das embalagens;
• Desenvolver projetos e ações de educação sanitária voltados ao campo.



Jornal da Região