
Piqué e Ronaldinho Gaúcho foram companheiros no Barcelona
Em entrevista ao podcast Podpah, em São Paulo, na noite desta sexta-feira (10), o ex-jogador do Barcelona e da seleção espanhola Gerard Piqué comentou o impacto de Ronaldinho Gaúcho na história do Superclássico e na rivalidade contra o Real Madrid.
Ele citou o confronto de 19 de novembro de 2005 como divisor de águas na história do duelo entre os gigantes espanhóis, em especial quando o Barcelona atuava no estádio Santiago Bernabéu, casa do Real. Naquela histórica partida, o brasileiro foi ovacionado pela torcida adversária.
“Há uma frase, acho que do Thierry (Henry): ‘Todos têm medo do (Real) Madrid, e o (Real) Madrid tem medo do Barcelona’. Acredito que o Madrid nos últimos 20 anos, depois do dia do Ronaldinho (Gaúcho), quando ganhamos de 3 a 0 no Bernabéu, em que Ronaldinho fez dois gols e saiu aplaudido. A partir daí acredito que o Madrid começou a ficar com medo do Barcelona a cada vez que íamos ao Bernabéu”, relatou o ex-jogador.
Duas coisas sobre essa fala do Piqué; 1. As pessoas discutem muito o futebol do Ronaldinho no Barça aqui no Brasil, mas falam menos do que deveriam sobre a revolução que ele causou dentro do clube; 2. Isso evidencia a importância de observar o futebol em termos estéticos. pic.twitter.com/uHKYHqJRAi
— Natanael ⚽️ (@gerafutebol) October 11, 2025
“Ganhamos de 4 a 0, 6 a 2, vencemos muitas partidas no Bernabéu. Lembro de um 2 a 0 com expulsão do Pepe num mata-mata de Champions em que nos classificamos para a final. Me lembro de muitas vezes ter vencido no Bernabéu quando historicamente era muito complicado o Barça ganhar no Bernabéu.”
Relembre como foi o jogo
Naquele confronto em novembro de 2005, Ronaldinho Gaúcho foi o grande protagonista da goleada por 3 a 0. Ele marcou dois gols espetaculares que deixaram o Santiago Bernabéu em silêncio e, posteriormente, renderam uma ovação inédita da torcida merengue a um jogador do arquirrival. Eto’o fez o primeiro gol do jogo.
#OnThisDay in 2005, the game that firmly affixed Ronaldinho in the pantheon of Brazilian greats. A swinging, swivelling, scorching evisceration of Real Madrid. Not just any old player earns themselves a standing ovation in a Clásico at the Bernabeu… pic.twitter.com/jJR2qb9Wiu
— MUNDIAL (@MundialMag) November 19, 2020
A cena se tornou icônica e é uma marco na carreira do craque assim como na rivalidade dos gigantes espanhois.
Portal IG