O torneio de futebol criado pelo SBT em 1997


Jogadores do Coritiba comemoram a conquista do Festival Brasileiro de Futebol em 1997
Reprodução da internet

Jogadores do Coritiba comemoram a conquista do Festival Brasileiro de Futebol em 1997

Você sabia que o SBT já foi responsável por criar um torneio de futebol que envolveu vários clubes grandes do futebol brasileiro?

Na década de 1990, a emissora de Sílvio Santos investiu pesado nas transmissões de eventos esportivos. 

O canal adquiriu os direitos de transmissão das eliminatórias da Copa do Mundo de 1994 e também transmitiu a própria Copa do Mundo do mesmo ano, quando a Seleção Brasileira conquistou o tetracampeonato nos Estados Unidos. 

O SBT até criou um mascote próprio, o Amarelinho, uma bolinha que aparecia no canto da tela em determinados momentos da partida.

Outros grandes eventos transmitidos pelo SBT na década de 1990 foram as Olimpíadas de 1992 em Barcelona e 1996 em Atlanta, além da Copa do Mundo de futebol de 1998, na França.

No quesito futebol nacional, o SBT comprou os direitos para transmitir a Copa do Brasil em 1995 e as exibições atingiram um enorme sucesso.

A final do torneio, entre Corinthians e Grêmio, atingiu 54 pontos de audiência, um recorde para a emissora na época.

Esse número só foi superado em 2001, quando o Ibope da emissora chegou aos 55 pontos na final da primeira edição da Casa dos Artistas.

O acordo entre SBT e CBF para as transmissões da Copa do Brasil valia de 1995 até 1997. A partir de 1998, a Globo atravessou as negociações e adquiriu os direitos de transmissão.

SBT e Globo em briga por direitos de transmissão

Ainda em 1997, a CBF e o Clube dos 13, entidade que reunia os maiores times brasileiros, abriram uma licitação para negociar os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro para os anos de 1997 até 1999. As maiores emissoras brasileiras (Globo, SBT, Record e Band) enviaram propostas.

A Globo, que já exibia os jogos do Brasileirão desde 1992, tinha o direito de igualar a proposta de uma emissora concorrente.

Para transmitir o Brasileirão de 1996, a Globo pagou 12 milhões de reais. Em 1997, o SBT ofereceu 50 milhões de reais pelo triênio 1997-1999. 

A proposta do SBT envolvia a transmissão de jogos na TV aberta, no próprio SBT, e ainda previa a criação de um novo canal exclusivo na TV a cabo.

A Globo cobriu a oferta do SBT, ofereceu os mesmos 50 milhões e o contrato foi fechado entre a emissora global, CBF e Clube dos 13. 

Foi nessa época também que a Globo criou o Premiere, canal pago 100% dedicado a transmissões de futebol. 

Mas a emissora de Sílvio Santos não ficou satisfeita com a derrota e ameaçou entrar na justiça, alegando que a Globo foi privilegiada na negociação. 

No fim das contas, o SBT desistiu de um processo judicial e o Brasileirão de 97 até os dias de hoje acabou ficando na Globo.

A origem do Festival Brasileiro de Futebol

O Campeonato Brasileiro de 1997 tinha aquele formato não muito justo, mas muito mais emocionante do que os pontos corridos.

26 times disputavam a primeira fase em turno único. Os oito primeiros se classificavam para a fase de mata-mata e os 4 últimos seriam rebaixados para a série B do ano seguinte.

Os times da 9ª até a 21ª colocação ficavam em um limbo: não jogavam a fase final nem eram rebaixados.

Então, Sílvio Santos teve uma ideia: convidar esses times que não tinham mais nenhuma agenda de jogos para disputar um torneio amistoso.

Corinthians, São Paulo, Botafogo, Coritiba, Paraná e Vitória aceitaram o convite e estava criado o Festival Brasileiro de Futebol

Os jogos do torneio seriam disputados no estádio Pedro Pedrossian, o popular Morenão, em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

Por conta disso, foi convidado também um time local, o Operário, que na época disputava a série C do Brasileirão.

Para completar oito times, foi chamado o Rio de Janeiro Futebol Clube, time criado por Zico em 1996.

Em 1997, ano em que jogou o Festival Brasileiro de Futebol, o Rio de Janeiro Futebol Clube venceu o Campeonato Carioca da terceira divisão. Em 2011, o clube se licenciou do futebol.

Com oito times participantes, o torneio do SBT tinha o seguinte regulamento: dois grupos com 4 times em cada um. Todos jogavam contra todos em turno único e os primeiros colocados de cada grupo disputariam a final em jogo único. 

No grupo A estavam São Paulo, Coritiba, Vitória e Rio de Janeiro.

No grupo B ficaram Corinthians, Botafogo, Paraná e Operário.

O Brasileirão de 97 terminou no dia 9 de novembro e o Festival Brasileiro de Futebol já começaria no dia 20.

Na primeira rodada do grupo A, o Coritiba venceu o Rio de Janeiro por 3 a 0, e o Vitória venceu o São Paulo por 3 a 1.

Em seguida, o Rio de Janeiro perdeu dois jogos seguidos: derrotas por 4 a 0 para o São Paulo e 2 a 0 para o Vitória. 

Nas duas últimas partidas do grupo, o Coritiba venceu o São Paulo por 1 a 0 e o Vitória por 5 a 2.

Com 3 vitórias nos 3 jogos, o Coritiba avançou para a final com 100% de aproveitamento.

No grupo B, os dois primeiros jogos envolveram o Corinthians.

O clube paulista perdeu por 3 a 0 para o Botafogo e empatou em 0 a 0 com o Paraná.

Nos dois jogos seguintes, o Operário foi derrotado pelo Botafogo e pelo Paraná, ambas derrotas por 3 a 0.

Na última rodada, Corinthians e Operário fizeram o duelo dos times já eliminados e o time paulista venceu por 2 a 1.

Botafogo e Paraná fariam o jogo que definiria a classificação para a final e o time carioca, com 6 pontos na tabela, jogava pelo empate.

O placar terminou 2 a 2 e o Botafogo estava classificado para enfrentar o Coritiba na final.

Coxa e Fogão na final do torneio

Por ter uma melhor campanha no torneio, o Coritiba teve o direito de sediar a final do Festival Brasileiro de Futebol. O estádio escolhido, naturalmente, foi o Couto Pereira.

A mudança também atendeu um pedido dos clubes por conta das péssimas condições do gramado do estádio Morenão, em Campo Grande.

A final foi transmitida ao vivo pelo SBT, com narração do Dr. Osmar de Oliveira.

Quem abriu o placar foi o Coritiba. Depois de uma cobrança de escanteio de Rogério Barbosa, Marquinhos cabeceou para o fundo da rede.

Aos 22 minutos, Rogério Barbosa fez o segundo do Coritiba, pegando de primeira e mandando no ângulo do goleiro Alex Guimarães.

Jorge Luiz, cobrando falta, diminuiu para o Botafogo, aos 28 minutos.

No segundo tempo, aos 32 minutos, Sinval empatou para o Botafogo. 2 a 2. 

Aos 39, o Basílio invadiu a área, driblou os zagueiros botafoguenses e fez o terceiro do Coritiba. 

Mas aos 43, o Botafogo empatou novamente em mais uma cobrança de falta de Jorge Luiz. Final de jogo, 3 a 3, e o Festival Brasileiro de Futebol seria decidido nos pênaltis. 

Uma curiosidade é que Coritiba e Botafogo se enfrentaram no Campeonato Brasileiro de 97, jogando no Couto Pereira, e o placar terminou 3 a 3.

Na disputa por pênaltis, quem começou cobrando foi o Coritiba. Cleber fez o primeiro gol do Coxa. Djair empatou para o Botafogo.

Paulo Foiani fez o segundo do Coritiba e Jefferson empatou para o Botafogo. 2 a 2.

Reginaldo Araújo fez o terceiro do Coritiba e França fez o terceiro do Botafogo. 

Basílio fez o quarto do Coxa e Pingo foi o autor do quarto gol do Botafogo. 

Rogério Barbosa fez o quinto gol do Coritiba e Jorge Luiz fez o quinto gol carioca.

Nas 5 primeiras cobranças, 100% de aproveitamento pros dois lados.

Nas cobranças alternadas, Flavio fez o sexto do Coritiba e Marco Aurélio converteu o sexto pênalti para o Botafogo.

Rogério Prateat foi o escolhido para bater o sétimo pênalti pro Coritiba e chutou para fora.

Dimba poderia dar o título para o Botafogo, mas acabou parando nas mãos do goleiro Edilson, que se adiantou bastante para defender a cobrança.

Tiganá foi o próximo a bater e colocou o Coritiba à frente do placar. 7 a 6.

Robson tinha a missão de manter o Botafogo vivo na disputa, mas o goleiro Edilson defendeu mais uma cobrança, dando o título do Festival Brasileiro de Futebol para o Coritiba. 

Apesar de ser um título amistoso, os jogadores e a torcida do Coritiba comemoraram bastante. Torcedores chegaram a invadir o gramado do Couto Pereira para festejar a conquista.

Em 1997, o Coritiba enfrentava uma seca de títulos. O último troféu levantado pelo clube havia sido o do Campeonato Paranaense de 1989.

Após a edição de 1997, o torneio amistoso do SBT nunca mais foi realizado. Mesmo assim, entrou para a história e para o folclore do futebol brasileiro



Portal IG